Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: dúvidas sobre reflexos

Em resposta a:

antonio matias
a propósito desta foto:
http://www.canalfoto.org/galeria/ver_foto/foto_id/52202/

foi gerada uma discussão onde tive a infelicidade de interpretar uma "equação" da forma incorrecta.

de facto, e ao contrário do que eu poderia estar a induzir em erro quem quer que fosse, uma máquina em AF interpreta um reflexo num vidro como a distância compreendida entre a máquina ao "espelho/vidro" e deste ao objecto reflectido e não apenas só ao vidro. esqueci-me de uma parte importante e primordial na fotografia (os objectos emitem luz) logo as medições são feitas desde a máquina até às fontes emissoras dessa mesma luz.

depois a discussão foi-se focando em questões paralelas... uso da profundidade de campo, etc.

esqueci-me de outra, na foto que o mesmo autor colocou a seguir: a distância focal. (o que permite a desfocagem nos aros da porta) se estiver muito perto do objecto focado (i.é, se este estiver a uma distância mais curta que a focal mínima da lente) os objectos em primeiro plano (aros) vão se desfocar naturalmente; mas a máquina continuará a fazer a leitura (AF) desde si ao vidro e deste aos objectos que se pretendem fotografar. ponto final.

ainda o mesmo autor, sugere a experiencia em frente a um espelho. fotografando o aro do mesmo e fotografando o objecto espelhado.

aqui o f-stop é importante, ainda que, pouco notório: o facto de eu usar um f-stop baixo f1.8 p/ex vai interferir ainda que minimamente no objecto final. mesmo estando a fotografar uma superfície, os detalhes são mais nítidos no ponto de focagem, perdendo essa nitidez à medida que se afasta desse mesmo ponto. com um f-stop maior, esta situação, mesmo na mesma superfície já não se nota. (exemplo: focar um ponto no espelho, perpendicular à máquina, não tem a mesma nitidez que nos bordos do espelho... já que a distância focal varia relativamente ao ponto focado.

quanto a mim, dúvida tirada. quem quiser pôr mais "achas na fogueira"... esteja à vontade. ;)

eu sugiro o seguinte: por forma a identificarem o problema, façam esse mesmo teste.

duas fotos ao aro do espelho, uma a 50cm e outra a 2m; duas às mesmas distâncias a f:2.8 e outra a f11;
repitam os mesmos processos para um objecto reflectido.

joguem com diferentes condições de luz, em cada processo, e a quem se quiser dar ao trabalho, usar o modo de focagem manual em alternância.

Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: