Em resposta a:
godric nazka |
aqui há uns milhares de anos atrás, o homem vivia da caça! caçava para não morrer, num mundo k era violento e frio! aliás muito frio, vivia-se na era do gelo! mas depois o clima terrestre mudou, e o planeta aqueceu, e o homem que até entao viajava de lado pra lado consoante as estações do ano, e as epocas de caça, fixou-se! a este processo designamos por sedentarização (acho que escrevi bem)! com o homem fixo, alguns animais também s fixaram, por obrigação do homem! a este processo chamamos de domesticação! o javali, por exemplo, deu origem ao porco, o pato bravo ao pato, e assim surgiram uma série de animais domesticos que servem d alimento ao homem como a galinha, pato, porco, peru, coelho, vaca, porco,etc, isto tudo através da domesticaçao de animais "selvagens". Depois existem outros casos como o do cão, resultado da domesticação do lobo, o homem dava-lhe alimento, e o lobo/cao dava-lhe proteção. Estes animais, os domesticos tem uma relação muito forte com o homem, pois nunca existiram sem ele. Exemplo mais obdio desta relaçao dos animais domesticos com o homem, acho que é o do cao, quando vemos um cao abandonado ou seja, com a falta do "homem", parece-lhe que lhe falta tudo, parece que nao tem vida, e normalmente tá cheio de medo! A minha opiniao, que até pode estar errada, é que da mesma maneira que o cao teve o homem sempre ao seu lado (quando nao a teve, nao era cao, era um lobo), o porco sempre foi morto pelo homem a uma certa idade, já lhe esta no sangue morrer ás maos do homem que o alimenta, nunca conheceu outro modo de vida, agora o javali não...
Não sei se consegui explicar bem o meu ponto de vista, é apenas um ponto de vista onde divido animais domesticos para um lado, e animais nao domesticos para o outro! é claro que ambos sao animais, ainda assim acho que o meu pensamento tem logica!
agora na idade media, uma galinha não tinha um decimetro quadrado pra viver, e nao era morta com 3 semanas d vida pra churrasco, e engordada com químicas. na idade media, o homem recebia dos animais domesticos tudo aquilo que lhe dava, hoje o homem só s serve deles, um bom exemplo sao as condiçoes miseraveis a que estao sujeitos..., e quanto aos animais selvagens, é triste!
ah, o gato surgio atraves da domesticação do lince! | |