| Autor | Topic : Escolha de máquina. | |
|
Domingos
inserido em: 2009-07-05 20:56 | Editar Msg | Responder |
Olá pessoal eu quero comprar uma câmara semi-profissional, mas estou em duvida entre a Canon EOS 450D e a Nikon D5000.Se alguém teve contacto mais directo com as câmaras que me diga o que acha, ou pela utilização de alguma das marcas.
Desde já agradeço a ajuda.
Com os melhores cumprimentos
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2009-07-06 17:41 | Editar Msg | Responder |
Essas maquinas não são semi-profissionais.
Podem até ser usadas para fins profissionais claro, mas não é essa a sua "categoria".
Uma Canon 40D e uma Nikon D90 sim, são semi-profissionais, ou a Canon 50D e a Nikon D300, numa gama acima.
Dentro dessas, tem antes demais nada, escolher um sistema. Cada marca tem certas caracteristicas... vatangens e desvantagens em vários pontos.
O meu conselho habitual é sempre o mesmo: informar-se o melhor possivel sobre as diferenças entre sistemas.
Depois chega a vez de pensar para que fins quer a maquina e qual a sua relação com a fotografia.
Para que alguem o possa aconselhar, é necessário saber que uso irá ser dado ao equipamento e se a fotografia é apenas um hobby caro ou pretende evoluir em termos de resultados e equipamento, etc.
Uma maquina fotografica é apenas uma ferramenta. Deve-se usar algo adequado para determinado fim. Isto é o principio pelo qual eu pessoalmente aconselho as pessoas nessa questão. Claro que depois vem a questão do orçamento, nivel de conhecimentos tecnicos, etc.
Resumindo: conhecer os sistemas. Comprar uma reflex de dada marca é entrar em todo um conjunto de situações, que se devem conhecer minimamente já de inicio.
Alguma questão, no que me for possivel ajudar, disponha.
Nota: Podia-lhe ter dado uma resposta mais simples mas aprendi com o tempo que mais vale começar por complicar para depois se falar de aspectos concretos :)
|
|
| Reply : |
Domingos
inserido em: 2009-07-11 00:57 | Editar Msg | Responder |
Muito obrigado pela sua resposta e ajuda, já sei que são maquinas de entrada de gama.
Eu já comparei as duas em termos técnicos e gosto mais da Nikon, eu queria era de saber em termos de imagem final qual a melhor, contraste, luz, definição.
Com os melhores cumprimentos.
| |
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2009-07-11 01:28 | Editar Msg | Responder |
A Canon oferece quase sempre a melhor escolha qualidade/preço.
Mas um conselho sobre a forma de uma realidade: não escolha um modelo, escolha um sistema.
Ao escolher Canon ou Nikon, está a optar por algo muito mais complexo do uma simples maquina. Está a optar por uma série de caracteristicas.
Conheça-as o melhor possivel, e aí sim, faça a escolha.
Pessoalmente prefiro Nikon, e isto depois de ter usado material Canon durante alguns anos, devido ao maior controlo sobre os resultados directamente na maquina e á sua excelente qualidade na gama "media" de objectivas, por oposição ao acesso a resultados mais "faceis" numa Canon e objectivas excelentes que a Canon oferece mas apenas na gama L. Sem falar no sistema de flash que quanto a mim é superior no caso da Nikon. Mas são opiniões e cada um tem a sua.
Se puder ajudar com algum dado em concreto, não hesite.
| |
|
Domingos
inserido em: 2009-07-11 01:42 | Editar Msg | Responder |
Muito agradecido pela resposta, eu sinceramente estou mais inclinado para a Nikon :), estou é indeciso na compra de um kit, ou se compro o corpo e depois as lentes, já li que as objectivas dos kits não são boas.
Com os melhores cumprimentos :)
| |
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2009-07-12 01:00 | Editar Msg | Responder |
Se fores para Nikon tens uma optima solução: nikkor 18-70 3.5-4.5 G ED.
É uma optima objectiva. Foi durante anos e anos a objectiva kit da D70, depois da D200, da D80 (com a companhia da 18-135)... encontras exemplares no mercado de usados a preços excelentes (entre os 150 e 200 euros)... quando ela ainda há relativamente pouco tempo custava 600 euros nova. Actualmente anda pelos 340 acho...
Acho que é de longe a melhor escolha. O problema é encontrares um corpo sem ser kit. As D40/D60 era dificilimo, quanto á D5000 não te sei dizer.
| |
|
Domingos
inserido em: 2009-07-13 02:13 | Editar Msg | Responder |
Pelo que estive a ver vai ser difícil :(
Vou esperar...
Muito obrigado pela atenção prestada :)
| |
|
caiado 2much3time
inserido em: 2010-01-12 11:36 | Editar Msg | Responder |
O que faz a imagem não é a máquina fotográfica, mas a lente. E aí há que ter a máxima atenção aomaterial e ao processo de fabrico. As fotografias de referência não são feitas por canon, nikon, leica, zenith...
mas por nikor, carl zeiss, FDseries...
Penso eu de que.
| |
caiado 2much3time
inserido em: 2009-07-10 22:15 | Editar Msg | Responder |
Se o que procuras é uma câmara pro, acho que devias ver aquelas que vÊm equipadas com um comprimido de Tamiflu. Allways be prepared.
|
|
Domingos
inserido em: 2009-07-11 00:58 | Editar Msg | Responder |
Também acho, tenho que ver se está nas especificações... :)
| |
STWiN
inserido em: 2010-01-11 11:40 | Editar Msg | Responder |
Eu apenas posso dizer que estou satisfeito com a minha. Ganhei uma Nikon D60 com a objectiva 18-55, e depois de pesquisar um pouco, vi que é considerada umas das melhores máquinas já da gama SLR para quem se quer iniciar no mundo destas. É pequena, prática, e tira boas fotos mesmo em modo automático. Muito simples e intuitiva.
|
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-01-12 06:53 | Editar Msg | Responder |
SLR não é uma gama mas sim um sistema, classe ou tipo de máquina fotográfica.
Em modo automático tira fotos tão boas quanto a maquina decidir :)
| |
|
caiado 2much3time
inserido em: 2010-01-12 11:53 | Editar Msg | Responder |
E então a marca de camaras TL e a marca RT? Puxa. BEm lá do fundo do baú. Como eu achava obsceno o preço dos modelos em que a cortina ficava em cima no disparo contínuo. Ou que se via a totalidade do plano.
| |
|
STWiN
inserido em: 2010-01-12 16:01 | Editar Msg | Responder |
"SLR não é uma gama mas sim um sistema, classe ou tipo de máquina fotográfica."
Sorry, ainda sou novato nestes termos.
Mas o que eu queria dizer é que não é das compactas nem das "bridge".
| |
|
caiado 2much3time
inserido em: 2010-01-12 20:42 | Editar Msg | Responder |
Caneco, esqueci-me de por " " na palavra MARCA.
| |
|
|