Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar
Responder  |  Novo Tópico
AutorTopic : DECLARAÇÃO DE REVOLTA
caiado
2much3time

Posts : 1051
inserido em: 2008-08-05 17:35 | Editar Msg | Responder |
Um conhecido site de fotografia lançou uma colectânea em formato livro daqueles que considerou os melhores trabalhos publicados naquele endereço ao longo de cinco anos de inserções de fotografia.

Levantam-se duas questões. A primeira, sobre a validade enquanto projecto. A segunda, sobre a validade enquanto projecto de fotografia.

É que, enquanto a primeira é perfeitamente oportuna e, sobretudo, importante enquanto ferramenta de afirmação da robustez e viabilidade do site enquanto projecto, já a segunda deixa em aberto uma questão de suma importância nos dias que vivemos: o que é hoje a fotografia ?

Parece estúpido ? É-o. Se eu fosse pintor, sentir-me-ia estúpido ao pintar. A pintura é já ela mesma uma ´natureza morta´enquanto arte. Sobretudo após o advento da fotografia e, mais recentemente, do grafismo computacional.

É estúpido. Imaginem a incontornável távola redonda dos aleatórios júris que atiram jpg's para um lado e para outro, consoante os seleccionam para o livro ou os rejeitam. Uma fotografia de Mário Soares é uma boa fotografia? E uma fotografia de um concerto?
O que é uma fotografia merecedora de dar pretígio á Arte da Fotografia? Uma imagem de fotojornalismo? Um instantâneo de um acidente, de um sinistro, de uma criancinha? Um retrato de uma gaja apetecível mas não mais que na ganância da testosterona?

São isto exemplos de boa fotografia? Os prodígios da iluminação de estúdio, as virtudes dos ecrans retroiluminados e das ferramentas de tratamento de imagem, serão exemplos de boa fotografia?

Os supermercados estão cheios destes exemplos de 'boa fotografia' à espera de moldura (ou podem se pespegados assim mesmo na parede, com fitacola ou pastilha elástica). E não é por isso que são salas de arte. Os supermercados.

A minha DECLARAÇÃO DE REVOLTA é apenas esta: não há coragem. Anda tudo a repisar o vomitado alheio e a cultivar seguidismos, por comodismo ou por incapacidade criativa. Por miúfa. (Uma forma apaneleirada de medo).

Nas ´távolas redondas´elegem-se fotografias por serem dos mários soares deste cagadouro a noroeste de Espanha; por serem trabalhos de iluminação; por serem fracções do presente, momentos do espectro político, social e afins; por ser esta e aquela gaja com isto e aquilo a ver-se sem grande esforço; por ser um engraçado instantâneo e precisarmos desesperadamente de rir; enfim, - ponto.

Nota Final: há franjas no espectro da fotografia que raramente são abordadas. NA base desta raridade estão questões de ordem vária que não interessa. Mas cada site tem hoje, mais que qualquer júri a cheirar a mofo, a responsabilidade de apontar os caminhos que de direito cabem à Fotografia. Quando, em complemento à formula democrática de se permitir a inserção de imagens, se parte para a responsabilidade editorial de deitar um livro cá para fora, os critérios devem ser no mínimo - no mínimo - rigorosos. E, tecnicismos, facilitismos, servilismos e engraçadismos, academismos e mainstreamismos, ficarão obrigatóriamente de fora.
Editar um livro é um manifesto, uma ~proposta filosófica. Irei mais longe e escrevo hoje que, editar um livro de fotografia será na sua essência, por inerÊncia, UMA DECLARAÇÃO DE GUERRA.

Tinha de fazer isto. Todos os (as) que me trouxeram par a Fotografia e que Aqui me mantiveram, merecem-me isto. Salut

antonio matias
2much3time

Posts : 2654
inserido em: 2008-08-05 18:30 | Editar Msg | Responder |
em tempos insurgi-me contra a falta de critério com que esse site brindava aquelas que "para eles" seriam sempre as melhores fotos. aliás, insurgi-me pelo facto de as regras desse site estarem a ser continuadamente vilipendiadas com um fechar de olhos a "foto-caca" em deterimento de guerrilhas internas que aqueles "GP+*****+Favorita+Beijinhos & Abraçinhos" provocavam. expulsaram-me. porque para "eles" não interessava haver lá um tipo que dava só uma estrelinha, comentando ou não em conformidade, eliminando fotos da famosa GP, só porque assim eu via as coisas.

no entanto, fiquei sempre com a sensação, que a triagem final daquelas fotos todas premiadas com tamanha baba junta, pertencia a meia duzia de tipos que nao fazem mais nada na vida do que passar naqele site 24/24h por dia. retirei o cavalo da chuva quando me apercebi que essa triagem era feita por uma ou duas pessoas. logo aqui, a tua questão principal morre na praia.

"fotografia é o que o homem quer entender como tal". e ponto final. e se esta fotografia foi tirada por "exmo. sr. d. fulano" melhor ainda, pouco interessando se está tal e qual saiu da máquina, se levou uns ligeiros ajustes, ou se a boazona que lá aparece na foto, é afinal de contas um abantesma de uma gaja de 250Kg cheia de pelos nas pernas e bigode, fruto de uma depilação exaustiva com pincéis do photoshop.

estou curioso para folhear o tal livro. pese embora não me vá admirar nem um pouco a presença de uns quantos "nomes marcantes" da nossa praça, que devem ter conseguido a sua presença à custa de muito "lambe-lambe" e de um "alpinismo" à descarada como conheço assim de repente, uns 7-10 nomes no nosso "panorama nacional".

somando a estes, alguns dinossauros da fotografia nacional e muitos, - muitos mesmo - anónimos a quem foram brindados com um "galardão" isolado, porque algum dia, o dito triador achou que esta ou aquela imagem até tinha piada.

mas isto sou eu a dizer coisas. na vida real, estou sempre enganado. são filmes. tudo filmes.

muito provavelmente, uma iniciativa destas no canalfoto, traria quase de chapão, num curto espaço de tempo, uns quantos "trepadores" para as nossas fileiras. e seria quase certo e sabido que tudo iriam fazer para marcar presença na dita publicação.

quanto à tua questão, acho que "uma boa fotografia" é aquela que ainda não tirei. :))

mas em certa medida nao me preocupa muito. passar uma vida inteira na senda de uma boa fotografia, é desperdiçar uma quantidade infindável de rolo ou cartões, para depois dizer qualquer coisa como:

"em toda a minha vida, fiz uma FOTOGRAFIA. tudo o resto é tralha." (ganda portfólio, não?)

:D

Reply : AlbertoRCorreia
fotomaster


Posts : 666
inserido em: 2008-08-05 19:59 | Editar Msg | Responder |
António Matias disse:
""em toda a minha vida, fiz uma FOTOGRAFIA. tudo o resto é tralha." (ganda portfólio, não?)""

Fonix pá, estás com mais sorte do que eu, que ainda não fiz nem sequer o rascunho de uma fotografia.

P. que pariu a minha sorte, nem um rascunho ...:(


Reply : godric nazka
2much3time


Posts : 1756
inserido em: 2008-08-05 21:46 | Editar Msg | Responder |
eu nem fografias faço, só experiências!!! e nenhuma boa............. mas pelo menos posso dizer que tenho experiências!!!!

oh pá!! nesse dito site não tens lugar!! fotos com molduras brancas não vão a lugar nenhum!!!! lá a é essa a moda, por isso....

mas por acaso já tinha reparado nisso dos nomes!!! a galeria pública (ou lá como se chama) tem merda a mais!!! em termos de Arte Digital, nem sei o que dizer.... já vi alguns trabalhos de merda com centenas de votos....
mas assim dá mais pica!!! de certeza que nesse livro deve haver montes de nomes, até podem ter boas fotos, mas não estão lá pela qualidade!!! mas deve haver algumas fotos que não estão pelo nome, ora se uma delas fosse minha.... então teria que ser uma das melhores............

por isso é que raramente vou agora a esse site!!! prefiro o DevianART!!!! mas pelo menos esse site tem uma coisa muito boa (além de algumas boas fotografias): estão lá todos os fotografos (menos os que foram expulsos :D)....



efe
2much3time

Posts : 2158
inserido em: 2008-08-05 20:48 | Editar Msg | Responder |
Concordo contigo, em que um livro ainda é algo superior a um site, com mais peso e mais responsabilidade. EDITAR UM LIVRO É UMA DECLARAÇÃO DE GUERRA!!!
O problema é que, hoje, quem os edita nada tem de guerreiro. São, na maioria, gente comatosa, entrincheirada, aprisionada ou engajada na podridão da sociedade.
Um livro, qualquer livro a sério, de fotografia ou um romance, exige inquietude, angústia, raiva, desespero, revolta, ressentimento, temperamento trágico e conhecimento do mundo. Exige o concurso de todas estas "qualidades" ou apenas de algumas, mas não seguramente as "qualidades" que escorrem das páginas da esmagadora maioria do que é editado e publicado em Portugal. Pura merdice que em nada contribui para a compreensão ou mudança da mentalidade. Produz-se e publica-se NÃO ARTE!

tens razão. agora cala-te que não adianta nada fazer barulho e os putos estão a dormir.

toma: http://www.canalfoto.org/galeria/ver_foto/foto_id/66073/cat_id/0/

Reply : caiado
2much3time


Posts : 1051
inserido em: 2008-08-06 10:54 | Editar Msg | Responder |
Em abono da verdade, aqui deixo claro que não conheço o livro. Mas a questão foi meramente usa-lo como oportunidade para questionar os critérios que estarão na base de uma fotografia com direito a ser publicada em livro. Luz ? Enquadramento ? Figura Pública? Instantâneo? Grelo? Fotojornalismo?
Vejamos: para cada um destes, já existem os seus lugares naturais. Os jornais/revistas, os sites, os hi5, as galeriazinhas de escolas de fotografia e institutozinhos de juventude e afins, enfim. Que vem um livro acrescentar à dignificação da Fotografia? Deve haver uma razão especial. É que, embora muita gente insista em não acreditar, os Capas e os Adams, os Daguerres e as Leibowitzes estão inventariados e muito bem arrumadinhos no mofo da história. E nós, andamos ao quê?
Por exemplo, o Fotolog. O respectivo calhamaço em formato livro é assumidamente uma colectânea com aspirações a boa fotografia mas em que a base é a contribuição assumidamente amadora e descomprometida. O Fotolog é fiel à sua filosofia e quanto a mim até a consegue superar para melhor. Já de um site assumidamente de 'fotógrafos', com processos selectivos e standards de 'qualidade' e de admissão de membros, se espera algo mais. É aqui que me parece que, enquanto o primeiro cumpre e supera, o segundo (ressalvando que não conheço o conteúdo do livro) não deverá passar de um 'best of' ao estilo mais-do-mesmo, quando na minha opinião deveria apontar para novas fronteiras e diferentes lugares de discussão da própria Fotografia.

godric nazka
2much3time

Posts : 1756
inserido em: 2008-08-05 21:50 | Editar Msg | Responder |
Apoiado!!!!

não percebes nada de Pintura!!! se não, não tinhas escrito esta barbaridade:

"Parece estúpido ? É-o. Se eu fosse pintor, sentir-me-ia estúpido ao pintar. A pintura é já ela mesma uma ´natureza morta´enquanto arte. Sobretudo após o advento da fotografia e, mais recentemente, do grafismo computacional."

Reply : António L
fotomaster


Posts : 647
inserido em: 2008-08-06 10:42 | Editar Msg | Responder |
:D:D:D

Reply : Sem Asa
fotomaster


Posts : 300
inserido em: 2008-08-06 17:39 | Editar Msg | Responder |
Eu fui abordado para participar numa edição pela mesma pessoa, mas não me parece ser a mesma obra. o livro em causa: http://fotosactual.blogspot.com/ chama-se "Fragmentos de emoção" editorial Minerva e também é uma edição paga pelos participantes.

Reply : António L
fotomaster


Posts : 647
inserido em: 2008-08-06 18:15 | Editar Msg | Responder |
Sim acho que é outro livro,não sabia desse pormenor tb não sigo muito os bastidores do olhares. ;);)

Reply : Paco del Bierzo
fotomaster


Posts : 460
inserido em: 2008-08-06 11:04 | Editar Msg | Responder |
Não é exactamente assim. Tanto quanto sei só foram contactados membros com fotos premiadas - fotos do mês, fotos em galerias públicas - e nem todos têm o previlégio de entrar nas galerias públicas...
Efectivamente não participou quem quiz. Participaram os que foram convidados e quizera. Mas uma grande parte não foi convidada. Creio mesmo que só foram convidados elemntos pagantes.

Reply : efe
2much3time


Posts : 2158
inserido em: 2008-08-06 14:24 | Editar Msg | Responder |
Eu nunca paguei um chavo. Não sei como ou porque tenho algumas fotos nas galerias públicas. Em todo o caso, não ligo muito aquilo. Coisa curiosa acerca do Olhares: eu, que sempre preferi sites de Fotografia com fundo negro acho que o Olhares perdeu com a mudança.

Reply : godric nazka
2much3time


Posts : 1756
inserido em: 2008-08-06 15:16 | Editar Msg | Responder |
perdeu e muito!!!! o novo design do site está uma MERDA!!!!

como estava, estava muito melhor!!! alguns milhares ao lixo.... já parecem o pingo doce..... (sabe bem pagar tão pouco)

Reply : António L
fotomaster


Posts : 647
inserido em: 2008-08-06 11:11 | Editar Msg | Responder |
:D:D:D


L Martins da Costa


Posts : 90
inserido em: 2008-08-06 10:45 | Editar Msg | Responder |
"Um conhecido site de fotografia lançou uma colectânea em formato livro ...", mas fez alguma coisa, não?!... e os que nada fazem?...

Reply : ausente
fotomaster


Posts : 262
inserido em: 2008-08-06 15:14 | Editar Msg | Responder |
...o que não será certamente o caso deste site, que "atura as barbaridades" que os outros não permitem

soulphoto


Posts : 5
inserido em: 2008-08-06 22:05 | Editar Msg | Responder |
Não sei ao certo quais foram os critérios do júri que escolheu as fotos para a dita publicação, sei no entanto que parte das fotos escolhidas não estão em GP no dito site e tenho tb por certo que nem todos os autores presentes são nomes sonantes da praça, ainda não tive sequer a oportunidade de ver o livro até porque os simpáticos senhores nem aos autores que escolheram ofereceram um exemplar...
Para mim a questão principal que o livro veio levantar tem a ver com o sistema de votação que utilizam no site, até que ponto será o adequado para filtrar por qualidade as imagens. Quando o próprio site lança um livro e escolhe fotos que não pertencem à sua GP alguma coisa deve querer transmitir, mais que não seja que têm consciência dos vicios do sistema que usam e se estão a borrifar para o assunto. Agora será isto importante?? Não me parece, importante é continuarem a ser fotografadas as gajas apeteciveis que isso sim é fotografia à séria pá!!! venham mas é mais nús de gajas apeteciveis que tudo o resto é superficial e desinteressante, se alguma vez deixarem de aparecer ai sim sou capaz de me juntar à declaração de revolta e/ou de guerra... até lá haja gajas e haja paz...


Reply : AlbertoRCorreia
fotomaster


Posts : 666
inserido em: 2008-08-06 22:17 | Editar Msg | Responder |
Gajas? Cadê as gajas?
Venham elas, gajas aos magotes...
:):):):):):):):):):):)

Reply : caiado
2much3time


Posts : 1051
inserido em: 2008-08-07 09:31 | Editar Msg | Responder |
Embora não seja o que está em discusão, desconhecia que esse projecto em livro tinha sido subsidiado pelos publicados, o que altera completamente qualquer aspecto relacionado com os critérios de selecção das imagens a publicar.
A questão de fundo permanece, não há nenhum lugar que aponte os caminhos verdadeiros da fotografia para o nosso tempo. Ainda vivemos segundo a direcções que nos foram traçadas pelos habitantes do Jurássico Fotoráfico e nem nas estéticas o nosso tempo se lhes consegue distanciar. Pelo contrário, executa más imitações.

Reply : efe
2much3time


Posts : 2158
inserido em: 2008-08-07 14:20 | Editar Msg | Responder |
olha onde me levou essa tua revolta:
http://www.canallagos.com/ShowNews.aspx?ID=7796

;p

Forum
Registar!
Esqueci-me da password
user:
pass:
Auto

Login with Facebook


Novidades

Concurso
Tema:Chuva

Galeria

Membros
  • peavabypeflep
  • pinupcasinoet
  • thomasvucky
  • Artigos
  • Fotografando com FILTROS: Quando usar os filtros mais popula...
  • Livros de Fotografia - Autores portugueses
  • Sugestões básicas - Linguagem Fotográfica - parte l
  • Links
  • Fotos e palavras para sentir...
  • Primeiros passos
  • Eventos
  • Curso de técnicas de fotografia
  • Workshop de Flash Portàtil
  • Curso básico de Fotografia
  • Anúncios
  • Canon 700D
  • Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
  • Material de Estúdio diverso


  • Regras/Regulamento do Site | Disclaimer | Qualquer problema, dúvida ou questão... | Coloque um Link para o Canalfoto.org no seu site

    Todas as informações e fotografias são da única e exclusiva responsabilidade de quem as insere
    © 2003-2024 Rui Santos. Todos os Direitos Reservados.