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AutorTopic : Pedido de ajuda
Luís Gomes(2)


Posts : 130
inserido em: 2010-04-30 18:02 | Editar Msg | Responder |
Gostaria que me dissessem como é que se fografias de cascatas por exemplo e em vez de ficar a água fica uma imagem estilo nuvem em vez da água.

L Martins da Costa


Posts : 90
inserido em: 2010-04-30 21:04 | Editar Msg | Responder |
Baixa velocidade

Luís Gomes(2)


Posts : 130
inserido em: 2010-04-30 21:08 | Editar Msg | Responder |
Como assim. Podes descrever?

Reply : STWiN



Posts : 160
inserido em: 2010-05-01 09:45 | Editar Msg | Responder |
Olá Luís.

Ele refere-se ao tempo de exposição, ou à velocidade do obturador.
Numa foto dita "normal", o obturador abre-se e fecha-se em centésimos de segundo. Assim, tudo o que esteja em movimento (como o cair da água de uma cascata) vai ficar estático.
Para tal não acontecer, aumenta-se manualmente o tempo de exposição, por exemplo para 2 segundos, ou mais.
Claro que, ao fazer isso, a máquina também vai absorver muito mais luz, o que resultará numa foto muito clara. Se for demasiado tempo, poderá até "explodir" e ficar branca.
Por isso, deve-se também fechar a abertura do obturador (designado na máquina por um "F" ), para diminuir a quantidade de luz que a máquina irá receber.
Ou podes também aplicar na objectiva um filtro escurecido.

Depois de tudo isto feito, é colocar a máquina num tripé, para não sair tremida.

Qualquer dúvida, apita.
E boas fotos! ;)

Reply : Luís Gomes(2)



Posts : 130
inserido em: 2010-05-01 11:05 | Editar Msg | Responder |
Obrigado STWin, mas onde é que vês a velocidade? E como sabemos o tempo de exposição?
Já agora, o que achas das minhas fotos?

Reply : STWiN



Posts : 160
inserido em: 2010-05-01 21:35 | Editar Msg | Responder |
Pois, este tipo de opções costumam aparecer quando regulas a máquina para modo manual.
Mas atenção que este tipo de opção não costuma estar disponível nas máquinas compactas.
Aliás, nunca vi nenhuma compacta que o tivesse. Só as de categoria "bridge" ou as SLR é que já têm.
Eu, por exe., tenho uma Nikon D60, por isso posso regular o tempo e a abertura que quero.
Não sei que máquina tens. Poderá até haver alguma compacta que permita regular, mas não conheço.

Quanto às tuas fotos, devo dizer que tenho gostado muito, mas também não serei o mais indicado para dar opiniões pois sou um simples amador. :)

Reply : Luís Gomes(2)



Posts : 130
inserido em: 2010-05-01 22:03 | Editar Msg | Responder |
A minha máquina é a Sony DSC V1 e tem essa opção.

Reply : semanuelp



Posts : 17
inserido em: 2010-06-21 21:52 | Editar Msg | Responder |
Viva Luis. O STWiN basicamente já falou quase tudo o que precisas saber para tirar este tipo de foto. Faço esse tipo de fotografia há bastantes anos e posso deixar aqui um "pózinho" daquela que foi a minha experiência. Espero que ajude... entao cá vai:

1) O Assunto deverá estar sem luz solar a incidir. Se existir um foco de luz que seja na cascata, esquece a foto, pois irá ficar esteticamente estragada.

2) Fotografa o assunto preferencialmente em dia chuvoso e encoberto. A chuva lava a folhagem e satura as cores. Os troncos das árvores ficam mais escuros e portanto terás garantia de cores com excelente resoluçao e saturação. A parte do "encoberto" já expliquei: tem a ver com a inexistência de luz solar sobre a água. Só mais uma notinha sobre isto: como a exposição é prolongada e se existir um foco de luz a incidir sobre a água este irá queimar absolutamente.

3) Tripé USO OBRIGATORIO! Sem tripé podes esquecer pois nunca irás conseguir uma foto com sucesso.

4) Guarda chuva ou qualquer coisa que sirva de cobertura: Na foto que fiz em Sever de Vouga (e que está disponível na minha galeria) tive que usar o meu casaco para salvaguardar a lente de salpicos de água. A cascata tem 25 metros e o peso da água é tanto que existe inevitavelmente uma "nuvem" de gotículas de água. Se elas caem na lente podem estragar a foto.

5)Agora a parte que com certeza te interessará mais ... a exposição a usar. Pois cá vai a boa notícia: não precisas de nenhuma fórmula mágica para conseguires o efeito de véu. Pessoalmente costumo usar a técnica que passarei a partilhar e para isso até irei usar a minha foto para o efeito. Abre uma nova janela com a minha imagem que se encontra em:

http://www.canalfoto.org/galeria/ver_foto/foto_id/84960/u_id/4863/

Pois bem... primeiro ponto:

- focagem. Não te adianta focares para algo que esteja sobre a água pois a mesma quando ficar sujeita à exposição prolongada irá fazer com que esse ponto fique com o aspecto de fora-de-foco. Portanto deves escolher um complexo rochoso que se encontre fora do alcance da cascata. No caso da minha foto, optei por focar o ramo de árvore situado à frente da cascata porque 1º nao podia excluí-lo do enquadramento que escolhi e 2º porque todo o complexo rochoso da cascata estava longe demais para focar e porque se o fizesse o ramo iria perder profundidade na foto.

Segundo ponto: Exposição

para esta foto (e é válido para todas do género), usei o modo MANUAL (como sempre uso - se nao estiveres acostumado a este modo poderás usar o modo de prioridade à abertura (A) e dessa forma a velocidade ajustar-se-á automaticamente. Continuando ... escolhi uma abertura de f8 e ajustei a velocidade de forma a que o indicador ficasse no "0EV" ( A exposição foi à zona das rochas). Depois retirei "-0,5EV" e disparei a foto. Como a mesma foi feita com filme (analógico) tive que tirar mais algumas fotos e em cada uma das seguintes ia tirando "-0,5 EV" de forma a que a seguinte fosse ficar mais escura que a anterior. Agora com o digital podes ver logo o resultado, o que é um descanso de alma :)

Depois disto, coloquei a abertura a f11 e repeti os mesmos passos.
Quando analisei os diapositivos, e escolhi a que mais me agradou.

Não convém usar o f22 uma vez que nas lentes de gama normal, a partir do f11 começas a perder definição... mas podes experimentar na mesma até porque não é muito perceptível.

Há quem faça a leitura de luz para a zona mais sombria da água e outros que o fazem para a zona mais iluminada da água. Qualquer é válida e vai do hábito de cada uma. QUem expõe para a parte mais luminosa faz o contrário do que eu faço, ou seja, a cada exposição tirada vai aumentando o valor de EV de forma a que cada foto fique mais clara que a anterior.. como disse.... cada um tem os seus métodos.
Pessoalmente uso a zona da rocha junto à queda de água e faço os ajustes que referi, porque sei que desta forma irei consguir a exposição correcta quer para a pedra quer para a cascata.

Resumindo: nao precisas de te preocupar com a velocidade pois com as aberturas tão baixas e se a cascata estiver na sombra de certeza que a velocidade irá cair o suficiente para te provocar o tal efeito de véu.

Espero que nao te tenha confundido mais

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