Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: Comentar e ser comentado. Serei burro?

Em resposta a:

- pedro soares -
Participando neste site, de forma activa, recentemente, começo a chegar a esta conclusão: tenho sido burro. E passo a explicar.

A minha postura por aqui tem sido, além de publicar umas fotozitas que vou fazendo, ir comentando a generalidade das fotos que são inseridas, independentemente do nome do autor e da qualidade dos trabalhos. Por outro lado, vou visitando algumas galerias de forma mais demorada e aleatória, para ir conhecendo os trabalhos de alguns autores que me chamem a atenção por diversos motivos: qualidade duma foto ou falta dela :), devido a um comentário realizado, etc. Nesta sequência, tenho feito os possíveis por comentar o que me agrada e o que menos me agrada, pois penso ser importante dar retorno das apreciações que cada um de nós faz ao que vê.

Constato, com alguma tristeza, que se efectuam imensas visitas a fotos sem qualquer comentário realizado. A conclusão pode ser que não foi apreciada por quem viu, que a pessoa em questão não tem pachorra para comentar ou que tem mais que fazer do que "perder" tempo com comentários.

Ora, sendo assim, eu também tenho mais que fazer, tenho muito por onde me distrair, inclusivamente lendo e aprendendo mais sobre fotografia, na net ou fora dela. Também a mim, muitas vezes, me falta pachorra para comentar, mas faço-o por respeito e consideração pelo trabalho que outros publicam e por considerar que é importante recebermos comentários, positivos ou negativos, ao que vamos arriscando partilhar aqui no site. Tenho investido muito do meu pouco tempo livre a comentar fotos, abdicando de fazer outras coisas que me dariam mais prazer do que opinar, mal ou bem, mas opinar.

Também constato que o número de membros que faz o que eu faço é, não apenas reduzido, mas reduzidíssimo. Contam-se pelos dedos das mãos (e sobram alguns) os membros que fazem questão de ir dando a sua opinião, independentemente da apreciação qualitativa que fazem das fotos.

Todo este "paleio", em tom de desabafo, para vos dizer que estou a pensar, seriamente, em borrifar-me para os comentários aos trabalhos que menos me agradem e mesmo aqueles que me agradam mas pertençam a membros que não se dignam comentar as fotos em geral e as minhas em particular.
Se é isto que se pretende, tudo bem, vamos nessa. Mas o Canal fica mais pobre, na minha opinião.
No que ás minhas fotos diz respeito, considerem-se "autorizados", como se tal fosse necessário, a opinar, positiva ou negativamente. Mas opinem.
Mantendo-se este nível de participação nos comentários, vou começar por limitar-me a commentar apenas o que me agradar e os autores que me comentem. Provavelmente em breve comentarei apenas quem me comentar e, mesmo que me agradem trabalhos de outros autores, guardarei para mim as respectivas apreciações. É que eu também gosto de dormir mais cedo e também posso investir o meu tempo em outras actividades.

Se os mais activos também assim fizerem, pode ser que alguns desçam do pedestal do comodismo e da mestria e dediquem algum tempo a comentar os simples mortais, ajudando-os a evoluir com o seu douto saber.

Não entendam estas palavras como uma ameaça, mas apenas como um desabafo e uma justificação para alguma alteração de postura num futuro próximo.

Boas fotos e um abraço a todos.
Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: