Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: JPEG e RAW

Em resposta a:

MESuper
Bom, já aqui foi dito (escrito) muita coisa, mas há um aspecto que acho que deve ser também explorado.

As fotografias digitais tiradas hoje por qualquer um de nós não devem ser entendidas apenas como fotografias para o momento, ou seja, é necessário chamar à discussão o facto que todos nós fazemos arquivos de fotografias.

Isto significa que podemos ter uma imagem agora, se calhar até editá-la e publicá-la na web, mas daqui por anos (e isto é importante) podemos vir a querer imprimi-la. Neste caso, acho importante ter sempre originais em RAW, pois as possibilidades que o futuro trará, em termos de edição e de impressão, poderão ser melhor aproveitadas se tivermos os arquivos não editados e não comprimidos, para isso o RAW também é importante. Mesmo tendo em conta que cada formato RAW é diferente de fabricante para fabricante, eu estou convencido que no futuro continuarão a existir programas para abrir os ficheiros RAW.

Quase todos nós acompanhamos a evolução do digital nestes últimos 10 anos, a mudança radical que foi, imaginemos então os próximos 10 anos... É por isso que prefiro ter um arquivo em RAW (é evidente que também tenho muito JPEG, a minha primeira digital nem sequer tinha RAW) do que em formatos comprimidos.
Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: