Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: Lomografia

Em resposta a:

picacuca
De volta em sintonia com este canal, vejo que há por cá nova produção daquela que eu gosto de debater...
Para já, os meus parabéns pelo teu artigo.
Mas isto não quer dizer que eu concorde com tudo o que dizes, apenas com algumas coisas...
Para começar, tens toda a razão, quando denuncias o marketing que é o movimento LOMO. Fotografia ao acaso, faz-se com qualquer máquina, não precisamos de uma LOMO, para o podermos fazer. Depois, nada nos garante que fotografias feitas dessa forma, sejam de facto arte, nem mesmo, quando feitas com LOMOS.
Mas, ao contrário do que afirmas, a arte do aleatório é, não só possível, como chegou a ser um método muito praticado pelo movimento DADA, nos anos 20 do século XX. Portanto, como se vê, não há nada de novo aí.
Fotografar sem pensar, não é uma ideia assim tão aberrante como isso. No fundo, é um pouco o que todas as pessoas fazem, quando precisam de ser extremamente rápidas... É por exemplo, o que fazem muitas vezes os repórteres desportivos...
Eles pensam quando apontam a objectiva, mas se estão à esperea de pensar para carregar no botão, duvido que façam alguma foto de jeito. A não ser que filmem, que é o que, na prática, muitos já quase que fazem...
O que eu quero dizer, é que esta coisa do não pensar, não é assim tão descabida, ela é apenas uma forma de dizer que devemos de nos soltar e deixar que o nosso subconsciente (ou instinto, como quisermos) actue por nós. Porque acreditem, que por muito evoluido que o ser humano seja em relação aos outros animais, quando precisamos de reagir a qualquer perigo, também o fazemos por instinto. Não pensamos, agimos! Lembremo-nos por exemplo quando nos queimamos. Ficamos a pensar que estamos a queimar? Ou fugimos como podemos, mesmo sem percebermos o que está a acontecer, e pensamos depois? Bom, se tu preferes pensar, isso é contigo... Eu garanto-te que prefiro não pensar!
É esse o espírito da Lomografia. Que pode ser praticado com qualquer máquina fotográfica.
E será isso arte? (Pergunta-se...) Pode ser ou não... Tudo na vida pode ser arte ou não. Até a actividade de descascar batatas poderá ser arte. (Se for feita num palco, por exemplo... Ou num filme).
Agora, não é garantido, que todos os que pratiquem essa técnica, venham a ser artistas... Mas, como também já escrevi recentemente (num debate no fórum de fotografia@pt) penso que, se a pessoa que pratica a Lomografia, fotografia instintiva, ou o que se lhe quiser chamar, não se ficar pelo giro do estúpidamente mal enquadrado, e tentar usar essa ténica para aprender outras formas de ver o mundo, libertando o espírito de correntes mentais que, sem que se aperceba, lhe são impostas desde nascença por toda a sociedade, então sim, essa será uma técnica não só muito válida, como até aconselhável. Aliás,não é por acaso, que ela é ensinada em boas escolas de fotografia, como por exemplo a AR.CO.

PS: não reproduzi os textos que escrevi para o fórum aqui indicado, porque eles são vários e extensos. Mas se houver alguém interessado em outras opiniões sobre LOMOGRAFIA, penso que não só as minhas intervenções como as dos outros participantes,(o meu nic é igual lá) têm matéria para todos os gostos. E dito isto, peço desulpa à administração deste site, pela publicidade à concorrência. Para me redimir, prometo que, na próxima oportunidade, farei lá publicidade a este canal.
Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: