Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: Ensaio sobre exposição

Em resposta a:

semanuelp
Viva bigmac, como reparei que os comentários já são para tudo menos para o que questionas, cá vai o meu:

Sou admirador de Ansel Adams há muitos anos e conheço bem as suas obras assim com técnicas aplicadas.
Em primeiro lugar: o Sistema de Zona é apenas um sistema pessoal que Adams e Archer encontraram para lhes facilitar a decisão em termos de exposição. Este sistema não é milagroso nem garante boa exposição nas várias tonalidades de uma imagem. Eles criaram este sistema apenas como "mapa" de monocromia. Não existe tal coisa como EXPOSIÇÃO CORRECTA EM TERMOS GERAIS numa foto. A exposiçao correcta é aquela que o fotógrafo decide fazer quando na presença de determinado assunto a fotografar e depende, PRINCIPALMENTE, do efeito que ele pretende dar. É aí que entra o Sistema de Zonas. É precisamente no "EFEITO QUE O FOTÓGRAFO PRETENDE DAR" que reside a necessidade de se arranjar um sistema QUALQUER que nos ajude a mapear a luz que é reflectida sob diferentes intensidades numa só imagem. Muita gente fala no Sistema de Zonas como se tratasse de uma ESCALA, quando na realidade não é um sistema normalizado e portanto não pode ser ESCALA. Qualquer um de nós, por mais ou menos experiencia que tenhamos de fotografia aplica o Sistema de Zonas, se bem que a maioria nem sequer o associa a ele e outros nem sequer conhecem este sistema.

O Sistema de Zonas foi concebido tendo em conta a latitude tonal que consegue captada pela emulsão (preto & branco). Apesar de poder ser usada como mapa para todos os tipos de fotografia há que a reajustar ao tipo de sistema que estamos a usar.
No sistema analógico existem vários tipos de emulsão (negativo, diapositivo, infra-vermelhos ....) e para cada um deles essa escala terá que ser ajustada em conformidade. No caso do NEGATIVO ( a P&B) podemos orientar-mo-nos pelo sistema dado que ele foi feito tendo em conta a latitude monocromática do negativo.
MAS .. se estivermos a usar diapositivos o Sistema de Zona terá que ser reajustado tendo em conta a latitude deste filme. Quem trabalhou com DIAPOSITIVO sabe que, relativamente à, chamada, EXPOSIÇÃO CORRECTA indicada pelo sistema de fotometria que estejamos a usar (seja ele qual for), bastam "+2" ou "-2" EV para colocar os valores mais altos no COMPLETAMENTE BRANCO e os mais baixos no COMPLETAMENTE NEGRO. Portanto, o Sistema de Zonas de Adams e Archer tem uma escala desajustada, mas, claro, ainda utilizável.

O Sistema Digital é muito parecido com o Diapositivo, devido ao grande contraste existente. POrtanto, podemos igualmente orientarmo-nos pelo sistema de zonas, mas sinceramente não vejo para quê. Muitas pessoas tendem a dar dicas completamente ridículas e desajustadas da nossa realidade. Lêem documentos fotográficos com técnicas analógicas e tentam impingir às outras pessoas essas mesmas técnicas, mas apenas porque as leram em algum sítio. Quem percebe de fotografia sabe perfeitamente que é "bull Shit" pois a reaidade Anlógica é diferente da realidade Digital, s bem que ambas partilhem montanhas de coisas. Para aqueles que usam o sistema digital: NÃO COMPLIQUEM .. agora têm a vida tão simplificada, então porquê complicarem?! Tiram um foto e olham para aquela coisa rectangular pequenina e brilhante. Se acharem que ficou escura, então tirem uma com mais exposição. Para o contrário, proceder da forma igualmente inversa. DAAHHH

Para terminar e para os verdadeiramente interessados, finalizo com a forma como costumo fazer a fotometria da maioria das fotos que tiro (as mais precisas). Hoje em dia ainda fotografo maioritariamente em analógico. Não entro em guerras sob qual sistema é melhor.. todos são bons para os diversos fins que pretendemos obter.
Então, como dizia, costumo fazer o seguinte:

1º Modo a usar. MODO MANUAL.
Visualizo o efeito que lhe quero dar. Posso querer INTENCIONALMENTE que determinada parte fique completamente negra ou branca.

2º Faço a leitura de luz para a zona mais escura mas onde pretendo captar algum detalhe. Notem que a "zona mais escura" na realidade ainda não está visível.. Só está na minha cabeça e imaginação, ou seja, na minha VISUALIZAÇÃO daquilo que penso que ficará bem e ao MEU GOSTO.

3º Após a leitura feita à PROVÁVEL zona mais escura, sei que o fotómetro me vai colocar o valor indicativo da exposição correcta para os 18% de cinza, o que, se estivesse no modo automático, faria com que a máquina me "enganasse". Como estou em MODO MANUAL uso esse valor como Mapa Tonal e, como vêm estou SEM QUERER a usar o Sistema de Zonas.

Então, continuando, coloco a exposição a ZERO nesse ponto e retiro "-2EV" (atenção que me refiro a NEGATIVO P&B). Faço ainda mais duas fotos com redução de "0,5EV" em cada uma das seguintes, de forma a escurecer ainda mais e depois de reveladas escolho o negativo que melhor se adequa ao que pretendo da foto.

Agora perguntam, mas E AS RESTANTES ZONAS?!?! como é que validaste as restantes zonas do Sistema? Resposta: NÃO VALIDEI... as restantes zonas da imagem vão ficar expostas naturalmente nas zonas onde tiverem que cair, fiquem elas no extremo branco ou no extremo negro. O importante é que na zona que escolhemos para expor "correctamente" fique a informação que pretendemos para posteriormente terminarmos o trabalho no processo de impressão ou Cãmara-escura.Nessa fase podemos controlar (agora digitalmente) de forma a iluminar ou escurecer POR ZONAS de forma a que a foto fique no ponto desejado.

Desculpem o testamento ... isto dava panos para manga. Abraço a todos e UMA VEZ MAIS ao pessoal das novas tecnologias... NÃO COMPLIQUEM aquilo que está, à partida, simplificado.

Só uma nota final: As fotos de Ansel Adams eram um produto daquilo que ele visualizava. O produto final é completamente diferente daquilo que ele captava em filme.Ele usava o Sistema de Zonas para o servir de guia na escolha de determinada decisão em termos de exposição a escolher. Depois, na câmara-escura, procedia às alterações tonais que posso-vos dizer RADICAIS mesmo. Ele não fazia mais do que eu faço e todos nós fazemos. Era um sistema que ele tinha como todos nós temos o nosso. A verdade é que é um sistema que faz tanto sentido que ficou e ficará eternamente na história e na utilização de todos nós. Abraço a todos
Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: