Em resposta a:
caiado |
Em abono da verdade, aqui deixo claro que não conheço o livro. Mas a questão foi meramente usa-lo como oportunidade para questionar os critérios que estarão na base de uma fotografia com direito a ser publicada em livro. Luz ? Enquadramento ? Figura Pública? Instantâneo? Grelo? Fotojornalismo?
Vejamos: para cada um destes, já existem os seus lugares naturais. Os jornais/revistas, os sites, os hi5, as galeriazinhas de escolas de fotografia e institutozinhos de juventude e afins, enfim. Que vem um livro acrescentar à dignificação da Fotografia? Deve haver uma razão especial. É que, embora muita gente insista em não acreditar, os Capas e os Adams, os Daguerres e as Leibowitzes estão inventariados e muito bem arrumadinhos no mofo da história. E nós, andamos ao quê?
Por exemplo, o Fotolog. O respectivo calhamaço em formato livro é assumidamente uma colectânea com aspirações a boa fotografia mas em que a base é a contribuição assumidamente amadora e descomprometida. O Fotolog é fiel à sua filosofia e quanto a mim até a consegue superar para melhor. Já de um site assumidamente de 'fotógrafos', com processos selectivos e standards de 'qualidade' e de admissão de membros, se espera algo mais. É aqui que me parece que, enquanto o primeiro cumpre e supera, o segundo (ressalvando que não conheço o conteúdo do livro) não deverá passar de um 'best of' ao estilo mais-do-mesmo, quando na minha opinião deveria apontar para novas fronteiras e diferentes lugares de discussão da própria Fotografia. | |