Canal Fotografia - Artigos / TutorialsArtigo

Autor : José Farias

Descrição :

Assim que vi e li o Blog do fotógrafo Ryan Dlugosz abri o meu flash e fiz a modificação. Tenho certeza que existem outros fotógrafos que não entendem inglês que possam ter o mesmo interesse então resolvi fazer um post em português inspirado em um (blog do Ryan) dos vários sites que explicam a técnica. Existem vários outros blogs na internet que trazem essa idéia. Foi como escreveu o Ryan: “Shame on Canon… Shame indeed!“. Que vergonha Canon…… Vergonha mesmo! Como um flash (que tinha/era) com tecnologia de ponta e topo de linha da empresa não vem com uma opção de disparo que não o disparo óptico via Speedlite Transmitter ST-E2 ou outro flash em modo MASTER. A Nikon vem dando pau em vocês (Canon) desde quase sempre no que diz respeito à isso. Uma outra salva para a Nikon é o sistema de disparo remoto do flash fora da câmera sem a necessidade de rádios, pelo próprio sistema (de alguns modelos) das câmeras e flash Nikon. Dicas excepcionais sobre no blog do meu amigo Renato Rocha Miranda. Recentemente a Canon lançou o modelo 580 EX II que veio uma conexão PC no flash, mesmo assim existem vários fotógrafos trocando a conexão PC pelo conector 3.5 mm (1/8″) mono que é hoje em dia mais comum em vários sistemas de radio como Pocket Wizards, Skyports, Mako entre outros. E já existe uma loja nos Estados Unidos que está vendendo a sapata já com a conexão caso tenha preferência de comprar pronto ou algum receio de fazer por conta própria.
Categoria :Equipamentos

Artigo : Como adicionar uma porta de sincronismo ao flash Canon 580 EX


580EX com a porta de sincronismo

***
ESSA MODIFICAÇÃO IRÁ TIRAR O SEU DIREITO À GARANTIA DO FABRICANTE
***
FAÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO
***

Assim que vi e li o Blog do fotógrafo Ryan Dlugoszabri o meu flash e fiz a modificação. Tenho certeza que existem outrosfotógrafos brasileiros ou que não entendem inglês que possam ter omesmo interesse então resolvi fazer um post em português inspirado em um (blog do Ryan) dos vários sites que explicam a técnica. Existem vários outros blogs na internet que trazem essa idéia.

Foi como escreveu o Ryan: “Shame on Canon… Shame indeed!“. Que vergonha Canon…… Vergonha mesmo! Como um flash (que tinha/era) com tecnologia de ponta e topo de linha da empresa não vem com uma opção de disparo que não o disparo ótico via Speedlite Transmitter ST-E2ou outro flash em modo MASTER. A Nikon vem dando pau em vocês (Canon)desde quase sempre no que diz respeito à isso. Uma outra salva para aNikon é o sistema de disparo remoto do flash fora da câmera sem anecessidade de rádios, pelo próprio sistema (de alguns modelos) dascâmeras e flash Nikon. Dicas excepcionais sobre no blog do meu amigo Renato Rocha Miranda.

Recentemente a Canon lançou o modelo 580 EX II que veio uma conexão PC no flash, mesmo assim existem vários fotógrafos trocando a conexão PC pelo conector 3.5 mm (1/8″) mono que é hoje em dia mais comum em vários sistemas de radio como Pocket Wizards, Skyports, Mako entre outros.

E já existe uma loja nos Estados Unidos que está vendendo a sapata já com a conexão caso tenha preferência de comprar pronto ou algum receio de fazer por conta própria. Flash Zebra

***
ANTES DE TUDO CERTIFIQUE-SE QUE SEU FLASH ESTÁ DESLIGADO E REMOVA TODAS AS PILHAS DELE!
EXISTEM CHANCES REAIS DE CHOQUE ELÉTRICO CASO NÃO REMOVA SUAS PILHAS COM CERTA ANTECEDÊNCIA

***
Mãos à obra!(clique nas imagens para amplia-las)

01. Começamos removendo os 4 parafusos que existem na parte de baixo do seu 580EX. Usando para isso uma chave philips bem pequena.

Abracom cuidado a parte inferior onde removeu os parafusos, repare queexiste um cabo que liga a sapata de contato ao corpo do flash. Antes deremove-lo faça um teste de como é feito o encaixe de volta da sapata nocorpo do flash. Agora remova o cabo aplicando pouca força, somentepuxando para trás.

580EX-aberto

02.Na parte externa da sapata usando uma broca bem fina ou até um ferro desolda com ponta fina faça um furo guia, onde irá perfurar. Isso evita abroca deslizar e marcar o corpo do flash.

O furo é da espessura do conector fêmea mini-jack 3.5mm (1,8″).

580EX-conector-marca-guia

03. Nomeu caso de apressado eu usei o próprio ferro de solda para fazer ofuro. Estava anscioso para ver o resultado, etc. Mas recomendo o uso deuma furadeira ou essas maquininhas tipo a DREMEL pois o acabamento fica bem melhor e sem rebarbas de plástico derretido (que precisam ser removidas) como estão vendo abaixo.

580EX-furo-conector

580EX-conector-instalado

04. Logojá podemos testar o encaixe do conector e ter certeza de que a partemetálica dele não está em contato direto com nenhuma parte do circuitodo flash. É uma boa hora também para fazer um teste e saber se as duaspartes do flash se encaixam novamente sem qualquer problema ounecessidade de aplicar força. É um pouco difícil mas tente ver se aparte interna do novo conector não está encostando em nenhum lugar daparte de cima do flash.

Isso pronto remova o conector novamente e vamos à solda.

Existemvários tipos e modelos de conectores no mercado. Todos muito parecidosmas nem sempre com padrões exatamos de posição dos contatos. Assim énecessário testar, de preferência com um multímetro, qual contato équal no conector fêmea.

Importante descobrir e saber qual é ligado à ponta do plug e qual é ligado ao meio do plug.

05. Agora é só soldar dois cabos finos e curtos ao conector fêmea.

06. Agoraque temos a solda feita no conector é hora de fazer a solda na placa doflash. Não é o fim do mundo não, as soldas estão bem aparentes.

Primeiro instale novamente o conector à sapata, dessa vez deixe bastante firme a rosca que prende o conector.

É preciso identificar a solda do pino central (de disparo) do flash e do contato lateral (terra/ground) da sapata, essecontato é aquele que fica na lateral externa da sapata do flash. Olheentre o anel de fixação do flash e a sapata que irá perceber um contatometálico ali.

Novamenteseria ideal usar um multímetro para conferir qual contato é qual naplaca interna, provavelmente os padrões de fabricação não devem termudado e o seu 580EX deve ser igual ao meu, é só verificar E CONFERIR.Abaixo a foto indica onde é feita a solda e o resultado pronto. Comcuidado e com um ferro de solda apropriado faça a ligação do fio com aplaca seguindo a seguinte configuração:

O fio que estiver ligado ao contato da ponta do plug vai soldado ao contato do PINO CENTRAL DE DISPARO DO FLASH.

O fio que estiver ligado ao contato do meio do plug vai soldado ao CONTATO TERRA (GROUND) DO FLASH.


07. Agora é só testar para saber se tudo funciona, pricipalmente as funções normais do seu flash!

Ligue o cabo do corpo do flash novamente à placa da sapata. Coloqueum pequeno pedaço de fita isolante em cima do conector que acabou deinstalar antes de fechar, isso ajuda a evitar algum curto-circuito.

Não parafuse tudo de volta ainda, em caso de precisar fazer algum ajuste final. Coloque pilhas e ligue seu flash.

Testes:

- O flash dispara apertando o botão de teste do 580EX?
- Agora conecte seu cabo à nova entrada do 580EX. Consegue disparar seu flash pelo cabo?

Se sim então ÓTIMO!

Se não então vamos ver e conferir:

Confira novamente desta vez com um multímetro se as suas soldas ficaram firmes e bem feitas.

Sea solda está Ok então fazendo um teste de resistência com multímetroentre a ponta do plug e o contato lateral do flash o multimetro deveficar parado ou em 1. O mesmo testando entre o contato do meio do pluge o pino central da sapata do flash. Caso estes testes façam omultímetro mexer ou ir a zero provavelmente existe um curto na solda.Confira atentamente se quando foi fazer a solda na placa as mesmas nãoacabaram por ligar um contato à solda do lado, ou ainda se o fio branco(original da canon) não saiu do contato. Se o problema for no novoconector confira se o plug está inserido todo dentro do conector. Casoisso não seja o seu problem volte e verifique passo à passo o que foiexplicado. Esse circuito é muito simples mas as vezes podemos cair empequenas armadilhas.

Qualquer dúvida deixe uma mensagem!

Tudo ok agora?

Então hora de fechar seu flash!

Parafuse novamente e estamos prontos!

No fim das contas o que percebi é queessa é praticamente a única posição de “fácil” instalação da nova portade sincronismo. Depois de tudo pronto fui fazer o teste e descobri quenão dá certo usar com o suporte para flash da Canon. Isso porque o plugnão encaixa (veja imagem acima). Então o teste que estão vendo abaixo oflash está no suporte do flash Nikon que tenho. Dependendo da minhanecessidade futura irei fazer um corte neste suporte da Canon para queo plug seja ligado. =)

Apenas detalhes! Pode usar uma sapatade flash qualquer até um amigo segurando! O importante é que distânciae barreiras entre o flash e a máquina não serão mais problemas! Écolocar o flash em manual e se divertir!

Espero que tenham gostado do passo-a-passo! Não deixem de comentar ou enviar sugestões!!



Artigos
Registar!
Esqueci-me da password
user:
pass:
Auto

Login with Facebook


Novidades

Concurso
Tema:Chuva

Galeria

Membros
  • peavabypeflep
  • pinupcasinoet
  • thomasvucky
  • Artigos
  • Fotografando com FILTROS: Quando usar os filtros mais popula...
  • Livros de Fotografia - Autores portugueses
  • Sugestões básicas - Linguagem Fotográfica - parte l
  • Links
  • Fotos e palavras para sentir...
  • Primeiros passos
  • Eventos
  • Curso de técnicas de fotografia
  • Workshop de Flash Portàtil
  • Curso básico de Fotografia
  • Anúncios
  • Canon 700D
  • Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
  • Material de Estúdio diverso


  • Regras/Regulamento do Site | Disclaimer | Qualquer problema, dúvida ou questão... | Coloque um Link para o Canalfoto.org no seu site

    Todas as informações e fotografias são da única e exclusiva responsabilidade de quem as insere
    © 2003-2024 Rui Santos. Todos os Direitos Reservados.