Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
| Autor | Topic : Cursos Interactivos | |
|
Garcinga
inserido em: 2005-09-05 15:21 | Editar Msg | Responder |
Gostava de saber se alguem conhece algum curso interactivo, onde nos pudessem ensinar mais sobre fotografia e edição digital (de preferencia gratis).
Existe agora o curso de fotografia que sai com a revista national geographics, mas já perdi as primeiras edições. já agora se alguem tem estes cds do national geographics, poderiam dar a vossa opinião.
Obrigado
|
Flankus
inserido em: 2005-09-05 15:31 | Editar Msg | Responder |
o que queres saber sobre fotografia....pergunta.me quais são as tuas dúvidas?....
|
|
| Reply : |
Garcinga
inserido em: 2005-09-06 10:34 | Editar Msg | Responder |
Olá, primeiro quero agradecer a tua atenção.
o meu problema è o seguinte. Gostava de saber como é que se consegue dar os acabamentos digitais como se ve nas fotos do national geografics ou de alguns famosos fotografos. Eu ainda não tenho filtros, como o ND ou o polarizador, e penso que tambem são importantes para conseguir essas fotos que tanto admiro, gostava se possivel que me indicasses algumas dicas ou curso pra aprender isso.
obrigado pelo tempo dispensado.
| |
|
Flankus
inserido em: 2005-09-06 13:19 | Editar Msg | Responder |
Para fotografar bem não necessitas de filtros. Mas alguns filtros melhoram a tua fotografia como é o caso do polarizador ou o de densidade neutra(ND), mas só para um determinado tipo de fotografia porque regra geral não se utilizam filtros.a arte de fotografar bem, é fazeres uma leitura da luz e compreenderes bem o que é a fotografia e o que queres.O polarizador por exemplo não funciona em todas as posições existe um ângulo específico,para que os reflexos desapareçam. e quanto ao ND só tem utilidade quando queremos fotografar com uma velocidade lenta e o fotómetro dá-nos informação que existe muita luz, para a relação velocidade de obturação e diafragma.Só temos que escurecer a lente e o filtro ND não é mais nem menos que isso.
Se não estiveres esclarecido pergunta...
| |
|
Garcinga
inserido em: 2005-09-07 19:48 | Editar Msg | Responder |
Flavio, muito obrigado por me esclareceres sobre os filtros, pois pensava que eles poderiam fazer "milagres", visto que existe alguns fotografos como já referenciei e se me permitir vou arranjar os links, para me explicar se for possivel como se obtem aquele acabamento.
Já agora e visto que è fotojornalista poderia, se não for maçada, explicar-me se acha importante, sempre que fotografarmos, ou mudarmos se ambiente, fazer o balanço dos brancos, ou seja a minha maquina è uma Olympus E-300 e tem uma opção em que pegamos num objecto ou folha branca que se encontre no ambiente fotografico e façamos ajuste dos brancos, "mostrando" à maquina que naquele ambiente aquela cor é branca. Será que ajuda a alcançar melhor qualidade e cor.
obrigado
| |
|
Flankus
inserido em: 2005-09-07 20:35 | Editar Msg | Responder |
Olá Garcinga
Quando se fotografa em digital é o mesmo que fotografar em diapositivos(slides), a leitura fotométrica é feita para as altas luzes (zonas mais claras do assunto a fotografar).no digital é um pouco como o video em relação ao balanço dos brancos.
Também deves ter uma opção na câmara para mudares o tipo de fonte de luz ou seja se tiveres a fotografar com luz do sol tens que colocar na câmara a opção luz dia, de tiveres em casa com iluminação de lâmpadas de tungsténio,tens que colocar nesta opção e assim sucessivamente cada vez que mudares de iluminação.
Um abraço e boas fotos...
| |
|
Garcinga
inserido em: 2005-09-08 09:47 | Editar Msg | Responder |
Olá pessoal, uma vez mais obrigado pelos vossos comentários. Realmente vou começar a alterar o modo luz, visto eu utilizar sempre em auto, para começar a aprender, obrigado.
João, obrigado tambem, tambem já tinha pensado nisso, mas parece quase incrivel como eles dão aqueles acabamentos, porque eu tenho o CS2 e embora não seja nenhum guru mas sei alguma coisa e è complicadissimo fazer aqueles tons.
Claro que existe fotos que "ajudam" mais que outras mas vou tentando.
Só mais uma coisa, por exemplo no site 1000imagens.com existe fotos fabulosas, e continuam as mesmas duvidas já que alguns dizem que não tem acabamento digital, oque me custa acreditar que será da maquina porque eu atè tenho uma Olympus E-300 (claro que não domino a maquina) e ela não faz milagres. Obrigado pelos vossos comentarios e espero contar com eles sempre que precisar.
Para terminar voces conhecem algum plug-in do photoshop que me possa ajudar nas cores.
| |
Edumatz
inserido em: 2005-09-06 15:59 | Editar Msg | Responder |
Garcinga,
Eu tenho os cd´s e eles ainda estão a venda no site da Editora Abril no Brasil (www.abril.com.br), na seção de CD-ROOM, e está custando R$ 89,00.
Achei astante práticopara quem não conhece nada e bastante ilustrativo para quem tem noções boas de fotografia (sempre vale a pena rever). Neste curso de fotografia o último cd é todo sobre fotografia digital.
Sugiro que adquira o seu.
Um forte abraço.
Edumatz
|
|
|
|
|