| Autor | Topic : Aditamento á proposta ou
Proposta de aditamento | |
|
- pedro soares - fotomaster
inserido em: 2007-06-19 14:40 | Editar Msg | Responder |
Atendendo a que se tem falado e proposto alterações no site e que a respota do Administrador (NEO) foi de que aguardava uma resposta da empresa de alojamento, resolvi deixar umas achegas.
São questões diversas, muitas das quais já abordadas em diversas ocasiões e por diversos membros. Da minha parte, com o intuíto de colaborar na melhoria do Canal, deixo aqui um resumo de sujestões que entendo importantes para tornar este site mais agradável de navegar e com melhor qualidade geral para os utilizadores.
Pensei e desisti, diversas vezes, de colocar este tópico, por no passado me ter ficado a sensação de que seria "chover no molhado". A ver vamos o feedback.
Como o Makejeite referiu no outro tópico e á semelhança de muitas outras reclamações e comentários, o site está cada vez mais lento e impossível de navegar em muitas ocasiões.
Sou da opinião de que se devia ponderar a possibilidade de pagamentos de renda, mas não somente com o objectivo de melhorar a velocidade, pois o Canal necessita de várias alterações, para se tornar um site moderno e com qualidade para os utilizadores que aqui passam muito do seu tempo livre. É preciso é sabermos (era bom que o soubessemos e fosse dito claramente) com o que podemos contar num futuro próximo.
Não faltam exemplos de sites portugueses (e não só) onde se podem colher ideias para inovar, mesmo mantendo o ambiente próprio do Canal.
Na minha opinião, e era bom que outros se pronunciassem sobre estes temas, as alterações necessárias para justificar o pagamento se um serviço, seriam:
1)- A cor de fundo do site. De preferência preta, ou com alternativas de cores á escolha do utilizador, á semelhança do que é normal em sites de fotografia;
2)- Dimensão e peso das fotos. Aumentar o tamanho para permitir uma melhor visualização e valorização dos trabalhos publicados (ex. 800 pix de lado maior);
3)- Limite do número de fotos na galeria pessoal. Reduzir substancialmente o número de fotos para o acesso gratuito e possibilitar número de fotos ilimitado para utilizadores-pagadores. Por incrível que pareça há actualmente users com galerias com CENTENAS de fotos (estranho quando o limite não é esse) que não visitam o site há imensos meses;
4)- Limpar as contas de users inactivos há mais de X tempo (a definir), arranjando um sistema para minimizar o aparecimento de contas paralelas (clones);
5)- Rever a forma como os votos possíveis são apresentados, evitando-se o erro dos OK's a torto e a direito;
6)- Rever as permissões de acesso á participação nos concursos (apenas para membros efectivamente activos) e os moldes em que são estabelecidos os temas. Actualmente verifica-se que há temas que pela sua semelhança levam a uma repetição do estilo de fotos de uns concursos para outros e há pouca criatividade nas propostas de temas (é o mal de ser tudo "automático" ou por "auto-gestão");
7)- Alterar o design geral do site, permitindo uma navegação mais cómoda sem recurso permanente aos botões do browser do Explorer para navegar, com botões de acesso directo a galerias e autores, etc.
Deixo estas sugestões, pois o texto já vai longo e tenho mais que fazer, mas também para que outros deixam a sua opinião e acrescentem sugestões.
Acima de tudo, pessoalmente gostava que fosse dito pelo Neo, de forma clara, se prevê investir a breve prazo em alterações de fundo no Canal, nomeadamente sobre alguns aspectos acima referidos. Será o mínimo que se espera do responsável do espaço e estas questões só são levantadas porque existe interesse, meu e de outros, em manter este site vivo e com sucesso, mas com mais qualidade para quem investe tanto tempo nele.
|
webmaster fotomaster
inserido em: 2007-06-19 18:53 | Editar Msg | Responder |
Vou fazer desta resposta a mesma para a do tema proposto pelo makejeite visto que vão ambas dar ao mesmo.
Este site começou por ser (e continua a ser) um projecto pessoal, é gratuito, dá-me um gozo enorme ver que muitos aderiram e gostam do seu ambiente.
O que têm de perceber é que ao contrário do que é habitual neste tipo de sites, não quero que se torne "mais um", penso que uma das caracteristicas que o distinguem e que fazem com que gostem dele é aquele je ne sais quoi que não existiria fosse este um site de alguma empresa com interesses lucrativos.
O que podem esperar?
Que o site melhore com o tempo, com o meu tempo livre.
Agora entendam também que "melhor" é algo muito subjectivo, tento seguir a vontade dos utilizadores mas se for demasiado contra as minhas opiniões, como projecto pessoal que é, defino-o como penso que será correcto.
Respostas concretas:
1- A cor será branca. No inicío da programação do site pensei muito sobre esta questão, agrada-me imenso o preto como forma de realçar uma fotografia (molduras pretas) e na verdade este site já foi preto, no entanto com o tempo achei que se tornava demasiado pesado, acabando por cansar.
2- 700 pixels do lado maior são mais do que suficientes para se apreciar a qualidade de uma fotografia em termos artísticos na internet. Além disso quanto maior a fotografia, maior o ficheiro, mais tempo demora a abrir e o espaço no servidor não é infinito ( este site é gratuíto ;) ).
3- O site é gratuito e gostava que se mantivesse assim, caso alguma mudança ocorra até poderei considerar este tipo de sugestão.
4- Isso será feito de tempos a tempos, mas não é assim tão importante quanto possa parecer. Quem está activo, aparece, coloca fotos, participa, que mal é que utilizadores inactivos ou menos activos vos fazem?
5- Eu pensei que o sistema era mais que óbvio, já vi que para alguns não é, erro meu, irei tentar tornar a votação mais explícita.
6- Não me parece. Pelo menos por enquanto. Gosto muito da auto-gestão, também se poderia chamar democracia.
7- Isso implicaria um trabalho descomunal, eu fiz o site desta maneira porque também fui utilizador de muitos outros sites e desenhei-o para ser o mais prático e fácil de usar possivel.
Acaba por ser uma questão de gosto, não se pode agradar a todos e não, não vou fazer mil templates para cada um escolher o que mais gosta.
O que podem esperar é que com o tempo eu vá corrigindo e seguindo certas sugestões, a acessibilidade/design do site irá evoluir indefinidamente.
|
godric nazka 2much3time
inserido em: 2007-06-20 09:59 | Editar Msg | Responder |
hó neo, também podia haver mais informação sobre as regras do site, só á poucos dias soube o que era um fotomaster, não tenho a mínima ideia de como um tema passa da fase de aprovação para a fase de votação, entre outras, e no ínicio tinha muitas dúvidas, acho que devia haver um tópico com as regras todas do site
já agora como o PedroS deixou sugestões eu deixo aqui uma:
para encontrar a foto do mês, como a maioria dos user não vêm todas as fotos, no final do mês podiam ser encontradas as 10 melhores, e depois cada user pontuavas com 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 pontos, e as fotos premiadas deviam congelar, para não ser uns dias umas outros dias outras
com este método acho que havia mais rigor na escolha da foto e assim passava pela maioria dos users,
mas também comprendo que para pogramar isto(excepto + imformação) e outras sugestões (makejeite e PedroS), levaria o seu tempo, seria complicado pois estas sugestões não são perfeitas, e mais valia fazer um site do início...
|
|
| Reply : |
António L fotomaster
inserido em: 2007-06-20 18:31 | Editar Msg | Responder |
Atão é melhor um combinado,congela mais e tem mais espaço.Além de ser pratico. :)
| |
|
| Reply : |
efe 2much3time
inserido em: 2007-06-21 09:02 | Editar Msg | Responder |
ORA AÍ ESTÁ! FAZER UM SITE DO INÍCIO. Só que podia ser feito começando pelo fim, assim descobria-se logo o que tava mal, né?!
| |
|
|