Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
| Autor | Topic : nikon D80 x pentax K10D | |
|
mendes
inserido em: 2008-02-26 17:23 | Editar Msg | Responder |
Boa tarde, gostava de saber a vossa opinião, sobre qual das duas é que acham a melhor.
<Não sou proficional, mas sou viciado em fotografia, gosto de fotograr tudo, e ando sempre com a maquina atrás, tenho lido mt sobre estas 2 maquinas e estou mt indeciso.
|
TattooDevil fotomaster
inserido em: 2008-02-26 17:40 | Editar Msg | Responder |
Acima de tudo, tens de escolher e assumir um sistema...
Escolher uma reflex, é acima de tudo isso.
E um sistema implica conhecer minimamente o que cada um deles oferece, vantagens, etc...
Nikon: A D80, é optima... não tem limpeza de sensor ok, mas isso é irrelevante a meu ver. Depois tens todo um leque de lentes (e o mercado das usadas é um factor muito importante), flashes (e kits), etc.
Pentax: tens uma marca a ganhar terreno em digital. A K10D é fantastica. Mas e as lentes? Sim, porque isso é o mais importante. O mercado de lentes usadas Pentax é (quase) nulo... Lentes novas, as de qualidade são poucas e caras. Apenas recentemente lançaram lentes com sistemas de focagem SDM (equivalente a AF-S em Nikon)... ou seja, és obrigado a recorrer á Sigma. Tudo bem, tens lá optimas lentes. Mas os sistemas HSM penso que não são funcionam em alguns corpos Pentax...
É complicado dizer isto, mas no fundo, ainda é uma compra mais certa optar por um sistema Nikon ou Canon...
Isto porque tens lentes usadas, porque podes sempre testar lentes dos colegas, etc... Pentax por exemplo, para escolheres uma lente terias de comprar para comprovar... com alguma leitura pela net e tal mas pouco mais.
Mas isto é a minha opinião...
Quanto aos modelos em si, a K10D não fica a dever nada (em geral) á D80.
|
|
| Reply : |
mendes
inserido em: 2008-02-26 21:25 | Editar Msg | Responder |
Mt obrigado, pelo teu comentário, eu vendi a minha 400D da canon não que não gostasse dela , mas porque tenho um irmão que tem maquina e objectivas Nikon, e a intenção é a de poder utilizar o material dele e V.V. Mas no entanto tenho um colega de trabalho que tem uma Pentax e fala maravilhas dela, o que me fez fazer uma pesquisa. Na verdade ouço falar mt bem desta pentax, mas o que dizes faz todo o sentido e vou optar pela Nicon. Alem do mais encontra-se mais material 2ª mão para a nikon do que para qualquer outra marca, incluindo Canon....
Mais uma vez obrigado.
| |
|
antonio.matias 2much3time
inserido em: 2008-02-27 11:43 | Editar Msg | Responder |
Não é bem assim... Nota-se é que há muito material da Nikon em segunda mão e ainda estou para perceber porquê... 
Falando mais a sério: No que toca à Pentax, enquanto a Canon e a Nikon se desunham por máquinas que concorram entre si, a Pentax quanto a mim, é de longe, a que mais está trabalhando e evoluindo por forma a poder concorrer com aquelas duas dentro de pouco tempo.
O fantasma das lentes para a Pentax, não é assim tão limitado. Parece-me que não se cinge somente a lentes "standard" ou de "origem". Algumas Takumar, SMC, Vivitar poderão servir perfeitamente, além das Sigma, Tamron e Algumas Carl-Zeiss.
Não é no entanto um segmento de mercado que ainda esteja definido, pois só "agora" é que a Pentax começa a dar luta. E o pouco que tenho ouvido dizer sobre as Pentax digitais, tem sido muito bom. (Só possuo uma analógica e gosto muitíssimo dela)
Por isso, talvez seja bom informares-te bem sobre o que adquirir. Mas mesmo assim, a diferença estará sempre no vidro, quer compres uma topo de gama ou uma de gama mais baixa...
| |
RGallacci fotomaster
inserido em: 2008-02-26 17:50 | Editar Msg | Responder |
Escolher é facil,é Nikon ou Canon.
Por tds os fatores descritos pelo Tattoo. 
|
|
TattooDevil fotomaster
inserido em: 2008-02-26 18:22 | Editar Msg | Responder |
Pois, reparei agora que o amigo Mendes usa uma 400D.
Mudar para quê?
Eu até poderia dizer "quanto muito mude para a 40D"... mas nem isso faz sentido a meu ver.
Para ter um brinquedo com mais funções?
Precisa de medição spot? A mudar para a D80, não vejo grande vantagem... sem falar em mudar de um sistema que já conhece para um que talvez conheça ou não...
Ajude aqui... ilumine a malta eheheh
O meu post foi escrito partindo do principio que iria entrar no mundo das DSLR... não sendo o caso, perde o sentido.
| |
Miguel Marques
inserido em: 2008-02-26 18:31 | Editar Msg | Responder |
Realmente..... mudar para quê? Invista em boas lentes... irá gastar tanto ou mais hehehe...

|
TattooDevil fotomaster
inserido em: 2008-02-26 19:03 | Editar Msg | Responder |
Uma boa lente, série L se possivel... mas não obrigatoriamente...
Não gostou da 400D?
Nesse caso ok. Quer é mudar de sistema?
Nesse caso, compre um corpo porreiro... e uma boa lente... tudo vai dar ao mesmo, a diferença está no "vidro"
|
efe 2much3time
inserido em: 2008-02-26 20:00 | Editar Msg | Responder |
Nikon ou Canon. Não quer dizer que outras marcas não tenham modelos bons, mas não têm tantos extras, de marca ou não. Nem têm tantos utilizadores e grupos de discussão e opinião.
é apenas uma opinião.
|
mendes
inserido em: 2008-02-26 21:35 | Editar Msg | Responder |
Obrigado a todos, na verdade, pensando bem, sempre estive inclinado para a Nikon, mas é sempre bom, ouvir uma ou varias opiniões de quem está por dentro do assunto...
Mais uma vez obrigado a todos....
Grande abraço.
|
|
TattooDevil fotomaster
inserido em: 2008-02-27 16:20 | Editar Msg | Responder |
Canon 400D ahahahah
Vamos entrar numa de Canon vs. Nikon??
Melhor não...
| |
fran_ fotomaster
inserido em: 2008-02-27 22:31 | Editar Msg | Responder |
Espero poder ajudar embora não acredite que gostes da minha intervenção.Nunca deixes que outros escolham por ti.Depois de leres as diversas opiniões, dá um "giro" pelos foruns para "conheceres" o "perfil" dos opinantes.Se não chegares a nenhuma conclusão não fiques chateado pois se tens lido muito e não chegaste a nenhuma conclusão acredita que há quem não leia nada e chega a conclusões muito depressa.Selecciona as fotos que mais gostas(aspectos técnicos só possiveis com determinada máquina ou lente) e escolhes a máquina ou lente que faz essas fotos.Eu só ainda não fiz isso porque o raio da máquina que faz as fotos que eu gosto tá cara p!ra caraças.
|
|
TattooDevil fotomaster
inserido em: 2008-02-29 12:58 | Editar Msg | Responder |
Escolher fotos na net é a maior das ilusões... em 700px qualquer porcaria minimamente bem editada passa por ser uma foto imaculada.
Não vás por aí, acredita...
No fundo, tens 2 parametros para te guiar: deves ter uma preferencia certo? Depois tens um orçamento, correcto?
Baseado nisto, passeia pela net para ficares com uma ideia geral sobre os modelos que mais te agradam. Todos eles tem "pros e contras".
Quanto ás lentes... compra a melhor que puderes, segundo o critério que te for mais importante: qualidade ou usabilidade focal. Terás de escolher entre uma 18-200 e uma 17-40 (por exemplo), entendes?
Não me parece que a malta aconselhe comprar um modelo ou uma marca somente porque é "adepto" da mesma. Eu uso Canon, mas se pudesse ia hoje mesmo para uma D300... no fundo o que interessa são os resultados. Ou deveria ser.
Acima de tudo, desconfia de quem te dá respostas curtas e tipo slogan eheheh
Eh pá, se o homem veio pedir opiniões, porque não as há-de levar?
Eu andei um ano para me decidir sobre os sistema a adoptar. E ando sempre em constante duvida sobre as lentes...
Não procures certezas. Aposta é em material de facil revenda. Não compres a pensar que "é para a vida".
Etc.
Ah e a maquina que faz as fotos que nos gostamos já existe: é a nossa. Temos é de fazer as fotos eheheh
| |
|
fran_ fotomaster
inserido em: 2008-02-29 15:02 | Editar Msg | Responder |
Claro que já existe mas tenho muitas duvidas que seja a "nossa".Basta ver o que aconselhas sobre a fácil revenda e sobre o ser ou não ser "para a vida"...
| |
|
TattooDevil fotomaster
inserido em: 2008-02-29 15:19 | Editar Msg | Responder |
Ainda pensas que mudar de maquina vai melhoras as tuas fotos? Facilita-te a vida, no maximo.
Quando falo em revenda e ser para a vida refiro-me ao facto de no caso de não agradar, vender com menos prejuizo.
E claro que que querer outras lentes... e para isso vai muito provavelmente vender alguma das que tem.
Não sou contra maquinas novas! Mas a ideia que a maquina "x" garante qualidade é simplesmente errada. O olho e tecnica do fotografo sim, fazem a foto.
Quantos colegas nossos começaram com uma compacta barata e 2 ou 3 maquinas depois (e uns milhares de euros) continuam a fazer a mesma porcaria sem interesse?
E quantos fazem coisas super interessantes com a tal compacta, e quando evoluem para um DSLR continuam a fazê-lo claro...e cada vez melhor, não só devido ao material, mas devido á pratica e talento.
Um dos fotojornalistas mais conceituados, e que já ganhou quase tudo que havia para ganhar em materia de premios, usava e usa compactas da Olympus... depois procuro o nome dele e partilho links com o seu trabalho.
Malta com D300 e não faz ideia da relação abertura/velocidade/iso... profundidade de campo, distancia focal, etc. Leram analizes sobre dado modelo, ena! isto sim, agora é que vou fazer fotos boas e tal. Pois pois. Depois andam com aquilo em automatico ou modo P (que como todo o mundo sabe é para Profissionais eheheh)...
Se tem fotos com boas cores? Com optima fotometria? Claro. Se são boas fotos?... Pois.
Mas esta é das discussões tipo "Don Quixote" eheheh
| |
|
fran_ fotomaster
inserido em: 2008-02-29 20:13 | Editar Msg | Responder |
Se fosse uma "luta contra moínhos de vento" nem responderia as tuas observações até porque não posso deixar de concordar com elas.A minha convicção é que quando alguem pede uma opinião sobre máquinas fotográficas é somente no sentido especifico de que só a qualidade com que a máquina faz a foto interessa e não a qualidade a que te referes.Não estamos a falar da qualidade dos fotógrafos pois não?
| |
|
TattooDevil fotomaster
inserido em: 2008-02-29 21:04 | Editar Msg | Responder |
Claro que não se está a falar da qualidade dos fotografos. Mas estava a tentar sublinhar que o material não é TÃO importante como o fotografo...
E a maquina não faz a foto.
A maquina pode é ajudar mais ou menos, pior ou melhor. Pode ser mais isto ou mais aquilo. Pode ter uma melhor relação preço/qualidade, etc... e claro, podemos guiarmo-nos pelas tabelas dos testes, mas isso nada tem a ver com a qualidade das fotos obtidas.
E isso segundo a sua afirmação "a maquina que faz as fotos que eu quero..." ou algo do genero, fez-me intervir nesse sentido.
Sublinho que é a minha opinião, e não quero com isso começar aqui nenhuma "batalha" de nenhum tipo, muito menos pessoal eheheh
| |
|
fran_ fotomaster
inserido em: 2008-03-01 01:37 | Editar Msg | Responder |
Ora essa Tattoo.Deixa para lá as "batalhas".Eu compreendo perfeitamente a tua opinião sobre o assunto que temos estado a discutir.Tu para compreenderes a minha afirmação sobre as máquinas só tens de separar a arte de fotografar da qualidade fotográfica das máquinas.São coisas tão distintas que discutidas em conjunto dão azo a erros de interpretação.
| |
|
fran_ fotomaster
inserido em: 2008-02-27 23:37 | Editar Msg | Responder |
Um texto excelente para baralhar ainda mais até porque temos de concordar que que tem verdades "indesmentíveis".
| |
|
antonio.matias 2much3time
inserido em: 2008-02-27 23:57 | Editar Msg | Responder |
este texto devia estar disponível em todas as lojas de material fotográfico, especialmente dedicado a quem vai comprar uma máquina pela primeira vez... 
| |
|
|
|
TattooDevil fotomaster
inserido em: 2008-02-29 13:22 | Editar Msg | Responder |
O que o Ken aí diz, eu acho que sempre soube... certas coisas deviam ser OBVIAS.
Mas não... e anda tanta malta a mudar de material como se a culpa de as fotos que fazem serem banais ou mesmo "más" fosse do pobre equipamento.
Enfim.
Leiam, perguntem, participem em workshops, cursos, e disparem, eduquem-se pá! Comprem livros sobre os fotografos que fazem coisas como vocês gostam, etc...
E fotografem, muito! E sejam os maiores e mais duros criticos.
Não sou grande artista... e acho sempre curioso como algumas almas se entusiasmam tanto com algumas fotos minhas, e onde eu apenas vejo defeitos e até algum embaraço em mostrar. E faço o mesmo com fotos de outros, e alguns certamente pensam o mesmo...
CLARO que não é a porcaria da maquina que faz a foto. Ajuda claro, mas não "saca" aquele enquadramento de tirar a respiração, nem tem "sensor de momentos" eheheh
Claro que alguns tipos de fotografia ganham mais com a qualidade do material que outros. Quem fotografa natureza, moda e tal... eu costumo dizer que "arruino" as minhas fotos... era mais facil com a minha Canon EOS 1000 e uma lente rasca. Tinha vinhetagem sem esforço na edição e tudo!
Acho que nos agarramos demais ao material... eu procuro comover-me. É isso que procuro em fotografia. Seja nas minhas ou não.
Claro que gosto do conforto de uma DSLR e dos brinquedos... mas quando saio para a rua "á caça", tento esquecer e apenas fotografar.
Viciem-se nos resultados. Em sentir. E não nos brinquedos.
| |
|
Raul Alexandre fotomaster
inserido em: 2008-03-02 02:26 | Editar Msg | Responder |
revejo-me completamente neste teu post................
pena é que muitos não o queiram ver assim, tão claro e simples..............................

| |
|
TattooDevil fotomaster
inserido em: 2008-03-02 14:24 | Editar Msg | Responder |
Obrigado Raul... são opiniões, e com o marketing brutal, as ideias e coisas como "sentir, etc" em fotografia, cada vez é mais dificil de explicar.
O curioso é que nem devia ser necessário...
Sem stress, cada cabeça sua sentença eheheh
| |
Alberto Correia fotomaster
inserido em: 2008-02-29 12:17 | Editar Msg | Responder |
Como diz o Tattoo Devil a Pentax é uma máquina muito boa, mas tem o problema das lentes. Eu tenho uma Pentax à muitos anos e vejo-me aflito para as arranjar de tal forma que optei por adquirir um corpo Canon e acabou-se o problema dos acessórios.
É um dilema sabendo que a Pentax é uma maravilha e depois lentes....
|
|
efe 2much3time
inserido em: 2008-02-29 14:28 | Editar Msg | Responder |
Pentax MX, Pentax ME Super, Pentax 6X7, e sempre a merda da degradação das lentes (fungos), muito mais rápido do que nas outras máquinas que usei/tenho: Zenit, Pracktika, Canon, Olympus, Rollei, Nikon.
Portanto, para quem usou durante tantos anos a Pentax não me venham com tretas. Sou capaz de indicar uma série de "fragilidades" nas Canon e Nikon mas continuo a preferi-las a qualquer outra marca.
| |
|
|
|
|