Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
| Autor | Topic : Kodak 6.3 Modéle 21 | |
|
- pedro soares - fotomaster
inserido em: 2008-03-05 04:57 | Editar Msg | Responder |
Muito a propósito do tópico "Coisas de outros tempos" da Miau, este fim-de-semana procurei e encontrei uma máquina fotográfica antiga, que a minha mãe usou, quando ainda estudante universitária em Coimbra.
Máquina essa com a qual cheguei a brincar, ainda puto, como se de um brinquedo se tratasse.
A verdadeira relíquia é esta:
http://mgroleau.com/photo/amerique/kodak/kodak_63mod21.html
Tenho andado a pensar fazer umas fotos em filme p&b, usando a minha Canon EOS 300, mas esta descoberta suscitou-me algumas dúvidas.
Então, nada melhor do que perguntar a quem entenda da poda, para melhor me aconselhar.
A quem possa ter uma opinião minimamente formada:
Valerá a pena fazer uma revisão a esta Kodak, para vir a fazer fotografias com ela?
O resultado sairá alguma coisa de jeito? (sim eu sei que o fotógrafo tb conta, mas isso não se pode pedir muito )
É que quando procurei a máquina, não só não me recordava da marca, como imaginava que teria uma lente diferente (menor distância focal, maior abertura, etc).
Outro aspecto que me faz alguma confusão, é que a focagem é manual e, como se não bastasse, não sendo uma reflex, através do visor não se vê a imagem registada pela lente, servindo apenas para enquadramento.
A máquina precisa de uma limpeza geral, naturalmente, desconhecendo o estado em que se encontram as lentes e o diafragma (embora se note ter algumas manchas). O interior do fole está bom e o aspecto geral está bastante razoável, muito idêntico à máquina que aparece no link.
|
RGallacci fotomaster
inserido em: 2008-03-05 14:25 | Editar Msg | Responder |
Para saber como era dificil e mais aventura fazer fotos antigamente é uma boa.
Câmeras de Visor Direto com Telêmetro (Não reflex)
Possuem o telêmetro, que permite enquadramento preciso, evitando o erro de paralaxe. São leves, pequenas e de uso fácil.
Mas tera que dar uma bela geral na maquineta.
deve estar cheia de fungo e o fole apos muito tempo fechado tende a ressecar e a rachar nas dobras.
Uma oleada no mecanismo de abertura e velocidade é essencial.
O foco é facil por telemetro sao duas sombras que se sobrepoe quando esta focado.
Nao tem segredo clicar com estas maquinas,mas vc que esta acostumado com as facilidades da automaçao trabalhar com manual em tds quesitos sera uma aventura hehehehe 

|
efe 2much3time
inserido em: 2008-03-05 18:07 | Editar Msg | Responder |
e os filmes 620, onde os vais arranjar? Eu tb tenho aqui uma Kodak Box que usa esses filmes mas não tenho pachorra para ir à câmara escura passar filme de 120 para carretos 620.
se queres fazer P&B em película usa uma reflex 135mm e não percas tempo com essas tretas.
|
|
|
|
|