| Autor | Topic : world press foto 2010 | |
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-16 23:37 | Editar Msg | Responder |
Salvo raras excepções, este ano a qualidade dos trabalhos vencedores é na minha opinião, deveras duvidosa... em especial o tão conceituado "1.º prémio do World Press Photo 2009".
|
|
| Reply : |
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-17 00:06 | Editar Msg | Responder |
Bom, isso é normal já que se chama de World Press Photo... o ponto fulcral é fotojornalismo e esse dedica-se a cobrir confrontos, catástrofes e afins.
Pessoalmente sou pouco apreciador de fotos cheias de sorrisos e coisas do género mas isso é "pancada" minha mesmo :D
| |
|
Domingos
inserido em: 2010-02-17 11:11 | Editar Msg | Responder |
Mas no "nosso" mundo não há mais nada do que catástrofes e guerra? Já no ano passado a maior parte era do mesmo... Acho que há outras coisas mais interessantes... Eu pessoalmente estou a ficar cansado do mesmo de sempre. Mas infelizmente é isso que "vende".
| |
|
nair fotomaster
inserido em: 2010-02-17 11:44 | Editar Msg | Responder |
concordo..
acho que ninguém se interessa muito pela "felicidade" dos outros ;)
| |
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-19 14:18 | Editar Msg | Responder |
E então a imprensa cor de rosa? Ok, essa tambem se interessa pela infelicidade eheheh
| |
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-19 14:25 | Editar Msg | Responder |
Explica melhor... a felicidade é algo que já é um dado conseguido certo?
Acho logico que se reportem as desgraças para alertar consciencias etc.
É do genero "olha, aquela malta está feliz". Tem pouco interesse e nenhum propósito.
"Grande catástrofe! Centenas de mortos, feridos, etc". Isto sim, tem um valor humano. Não é apenas o aspecto "abutre" que tem de ser visto, na minha opinião.
Cada vez mais devemos estar atentos, porque o panorama internacional deixa prever coisas nada agradáveis.
É relatando as misérias que se resolvem as infelicidades do Homem.
| |
|
nair fotomaster
inserido em: 2010-02-19 14:41 | Editar Msg | Responder |
mas repara Ricardo, uma coisa é quem fotografa, o que quer captar o tal momento, outra coisa é quem vê o resultado, nós que achamos impressionante e recebemos o tal momento como um alerta/impacto, e outra coisa completamente diferente é quem é retratado.
eu pelo menos acho que não gostava, se estivesse a passar por um momento particularmente delicado, de me estarem a apontar com uma objectiva.. porque não era só eu que estava a ser fotografada, era a minha vulnerabilidade, a minha intimidade.
mas ok, tens razão o mundo agora funciona assim, e nós estamos inseridos nele, não temos muito por onde escapar
:)
| |
|
nair fotomaster
inserido em: 2010-02-19 14:43 | Editar Msg | Responder |
talvez as coisas melhorassem um bocadinho se deixássemos de ver os outros como "coisas", e os passássemos a Ver como pessoas, tão importantes como nós próprios... a isso chama-se respeito.
acho eu.
| |
|
goduicas
inserido em: 2010-02-17 13:17 | Editar Msg | Responder |
claro que existe.
o SCP que é uma autentica catástrofe e que por outro lado provoca valentes sorrisos a outros...
:):):):)
| |
|
caiado 2much3time
inserido em: 2010-02-18 22:09 | Editar Msg | Responder |
Ora aí está, factos são factos
| |
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-19 14:06 | Editar Msg | Responder |
Estamos a falar de fotojornalismo certo?
Reportam a realidade (supostamente mas isso é outra conversa), certo?
Para as fotos serem mais "interessantes", ou seja, de pessoal aos abraços, alguém a partilhar os seus milhões com um país qualquer do 3º mundo, os exércitos a poisarem as armas e desatarem a fazer jantaradas uns com os outros, etc, etc... espera aí! Achas que alguma vez o mundo vai passar de 90% coisas feiosas para 90% de coisas "bonitas"?
Vende claro... mais uma prova do que somos no fundo... mas tambem não estou a ver um jornal a encher as suas paginas com eventos positivos, e tu estás?
Desejar o fim da violência, que foi desde sempre a companheira de todas as sociedades é a mais bela das utopias... e também a mais ingénua e improvável...
| |
|
Domingos
inserido em: 2010-02-19 14:56 | Editar Msg | Responder |
Tudo bem, mas o que eu estou farto è de ver violência nos jornais, nas revistas nos telejornais, na internet e no World Press Photo...
Estou indignado, claro que estou indignado não posso ... :)
| |
|
caiado 2much3time
inserido em: 2010-02-19 22:21 | Editar Msg | Responder |
AlÔ! Penthouse, Playboy, Hustler, Lib, ... Quem disse que só se publicam desgraças e coisas feias? Claro, e o horóscopo da Maria:
"os nativos de Touro terão tendências de voto suicidas ao optar por votar Alegre, enquanto os nativos do outro sujeito em pontas, o caranguejo, terão inclinação para dar uma chance a Fernando Nobre, por este ter estado mais alinhado com Plutão"
Perceberam? Maria e Plutão. Concordância em tempo e em espaço.
| |
|
|
|
|
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-25 14:27 | Editar Msg | Responder |
Eu estou é farto de ver violência seja onde for.
O mais grave não é isso... eu pessoalmente faço questão que a violência que acontece, os confrontos, etc etc, sejam o mais divulgados possivel. Negar ou negar-se essa relação entre o cidadão e a realidade, é uma forma de auto-censura. É querer fazer de conta que essas "coisas" não acontecem e tal.
Não podemos negar o acesso, nem nos devemos poupar.
Muitos morreram, ainda hoje morrem e iram perecer na luta pela liberdade e acesso á informação.
O grande, digo ENORME problema disto tudo é a banalização do uso e convivência com isso.Hoje em dia a maior parte dos cidadãos dos paíess "mais avançados", vê uma reportagem ou uma foto horrenda e reagem como se fosse um anuncio á ultimo modelo da Nike ou afins. Alguns até acham enfadonho "é sempre com a mesma coisa" e afins.
Nós vivemos numa sociedade de negação.
Não queremos saber se é perigoso conduzir estando menos de 100% concentrados e em condições para o fazer; não queremos saber se o vizinho bate na esposa, o problema dos mendigos e desalojados não é nosso, etc.
As "coisas feias" são precisamente o devemos ver e nunca é demais... alguns levantam-se e deixam o ser emprego seguro e confortável e vão para o deserto ajudar pessoas condenadas a morrer á fome e/ou com doenças "feias"...
O problema não é deparar-se com essa violência na TV e afins, mas sim o não fazermos nada perante isso.
É bom pensar no nosso conforto. É nosso direito. Mas fazemos parte de uma sociedade, e os horrores que apenas são uma realidade no outro lado do mundo, são cada vez mais problemas de todos e de todas as nações.
É já (há muito) tempo de desenterrar a cabeça do chão, ou o traseiro do sofá e fazer algo.
E sim, a melhor forma de nos livrarmos de tanta violência nos "media", é simplesmente tratar dela na sua origem, e não olhar para o lado.
| |
|
|
|
nair fotomaster
inserido em: 2010-02-25 16:42 | Editar Msg | Responder |
"É já (há muito) tempo de desenterrar a cabeça do chão, ou o traseiro do sofá e fazer algo."
E tu, costumas fazer algo? partilha..
| |
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-25 18:10 | Editar Msg | Responder |
Faço o que posso e onde posso, seja em voluntariado ou doações (de toda a espécie menos esperma).
Não sou dos que vai para o deserto, nem pretendo ser.
Vou a manifestações sempre que acho importante, e mais algumas coisas que não estou para aqui a enumerar.
Se faço algo que mereça ser classificado de "importante"? Depende da escala usada. Tenho ajudado pessoas a terem uma vida melhor, uma refeição quente ou mais um cobertor para a dormida nos caixotes seja um pouco mais "agradável".
Não vou mudar o mundo, mas todos juntos, a fazer mais, igual ou até menos do que eu, a mudança seria maior, não acham?
E quando falei neste topico, nunca falei em nome individual (como raramente faço), mas sim como mais uma peça do sistema, que por acaso tem uma opinião.
Lá por "defender" ou apontar soluções, não tenho de ser eu a resolver seja o que for. Chama-se opinar :)
Eu disse "é tempo de desenterrar..." e não "é tempo de desenterrarem...", a diferença é bastante grande.
E já agora e mais importante: a inactividade dos outros não justifica a nossa, pelo contrário, apenas a agrava, dado que em duas pessoas, nenhuma delas faz nada.
Não estou a bater no peito armado em heroi ou coisa nenhuma.
Na verdade, o "bem" que faço é uma forma de compensar, tipo "Earl" :) e como acredito que o karma é um gajo lixado, cá ando...
| |
|
nair fotomaster
inserido em: 2010-02-25 19:01 | Editar Msg | Responder |
mas só opinar ( e ver televisão e estar informado)não resolve nada.. :)
Se contribuis (não perguntei se muito ou pouco, ou importante, pois como disseste é relativo) já é um passo em frente. O resto é conversa, e as palavras (sozinhas) não mudam mentalidades.
:)
| |
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-25 20:07 | Editar Msg | Responder |
Tudo começa pela palavra sabes... e para que essa palavra não seja pior do que o silencio, a informação é fundamental...
Apesar da manipulação da mesma, a verdade de vez em quando ergue a cabeça, como no caso da Gripe A, um exemplo de como empresas privadas movem Estados ao seu redor.
Quando vi este video: http://www.youtube.com/watch?v=AHur7u13woc , confesso que fiquei dividido. Estando eu farto de teorias de conspiração, sou bastante céptico e escolho com muito cuidado quais quero aprofundar, e ainda mais exigente com as que me vão convencendo.
Na altura, vi muitas reacções que arrasavam a senhora e a sua opinião, e muito pouca gente a dizer "talvez...". Poucos meses depois, tudo se confirmava. Espantoso não é?
| |
|
|
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-25 23:56 | Editar Msg | Responder |
Está tudo ligado, ou acha que as questões são herméticas, cada uma na sua gaveta?
| |
|
Domingos
inserido em: 2010-02-26 10:41 | Editar Msg | Responder |
Ainda não vi foi nenhuma foto da Gripe A ... :)
Não são herméticas não, e em relação ás desgraças, foi mais um desabafo, pois eu sei muito bem o que se passa pelo mundo, e conheço muitas no meu pequeno Algarve.
Eu por acaso até não estou sentado no meu sofá a ver o que se passa, quase todos os dias faço alguma coisa para tentar ajudar alguem (no caso familias multiproblemáticas)e não é facil, è como remar contra a maré.
Talvez por causa daquelas pessoas que falas-te, que não se preocupam com mais nada do que o seu próprio umbigo...
Acho muito bem que se mostre (não é que vá mudar muita coisa, cada vez é pior) mas pelo menos vai mexendo com os sentimentos de algumas pessoas.
Eu tambem vi o video da senhora e há já algum tempo que desconfiava e ela veio confirmar as minhas dúvidas. Há muito tempo que se faz experiências deste tipo, a guerra futura não vai ser com armas de metal, vai ser com armas de organismos minúsculos...
Mas é assim, o homem é o único animal que se destroi a ele próprio.
| |
|
nair fotomaster
inserido em: 2010-02-26 11:24 | Editar Msg | Responder |
Mas eu não sou contra a palavra, nem contra a informação. Gosto tb de saber o que se passa e de estar actualizada, mas acho que há limites que devem ser respeitados.
se queremos evoluir como pessoas e fazer a diferença (por mais pequena que seja) não nos podemos deixar ficar apenas por pensamentos e ideias. A palavra pode ser poderosa quando é dita e praticada com intenção. palavras ocas há muitas por aí.
tb acho importante conhecer outras realidades, não precisas mudar-te para o deserto :) mas sempre podes ir conhecer o deserto ;)
concordo contigo em relação às teorias da conspiração, de vez em quando lá vem uma verdade ao de cima.. mas com tanta informação (e mtos charlatões) ao mesmo tempo é fácil ficar-se confundido e de" pé atrás".
| |
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-02-26 20:11 | Editar Msg | Responder |
A acção e a informação andam de mãos dadas, mas é como uma criança e o professor maluco sabes :)
É dificílimo, e cada vez mais, separar a verdade dos engodos é um acto inglório e até em vão. Eu explico.
Pessoalmente, não sendo assim tão "cota", já vi e vivi a minha dose de miséria quer a nível material e/ou psicológico.
Posso até se calhar dizer que vivi mais do que 2 ou 3 pessoas juntas (humm... pensando bem, se a escolha for minuciosa pode até se arranjar 2 equipas de basquetebol e fazer um joguito) :)
Todos partimos para ser adultos com uma boa dose de convicções (ou assim devia ser), e pensamos ter certos pontos de referencia que julgamos inabaláveis. Depois, com um bocado de sorte, vamos mudando de ideias, moldando a nossa opinião conforme as experiências que vamos vivendo, e conforme a noção do mundo que vai evoluíndo (para o bem ou mal, são outro par lixado de perceber).
Quero dizer com isto, que não baste evoluir, não basta ter acesso a imagens ou palavras ou discurso poderosos... para se ajudar alguem é preciso "abdicar" ou moldar coisas muito importantes para muita gente, como orgulho, fato e gravata, cheirar sempre bem, estar numa categoria de pessoas "superiores" onde o oposto deles é para ignorar ou se possivel isolar num local bem longe e recondito.
Enquanto o ser humano precisar de rebaixar alguem para se sentir mais alto, isto não vai a lado nenhum.
Eu costumo usar uma analogia que acho perfeita, quando noto alguem perto de desistir perante um cenário que se repete todos os dias, com tendência a piorar: "imagina-te num barco de remos, e até o raio do barco mete um bocado de agua... desistes e afastas-te de terra, afogando-te lentamente ou lutas até estar a salvo, mesmo que isso te pareça impossivel?".
No fundo, o que fazemos ou não fazemos perante todos os males deste mundo, dizem tudo que há a dizer de nós. O resto são adornos, futilidades.
E sim, se eu pudesse ia mesmo para onde fosse necessário, deixando os bens materiais (dos quais até nutro bastante carinho acreditem), apenas para ser uma gota de no meio do tal deserto. E isso não faz de mim uma pessoa melhor do que qualquer outra. Todos nós enfrentamos pequenos desertos, ou vários mesmo.
Quanto ás teorias de conspiração, vou usar uma citação de um amigalhaço do W.:"well, if ya keep thinking of ghosts and searching for them, you will surely see a couple of them", quando questionado sobre uma parte da longa lista de pontos que não coincidem com a versão oficial do "9-11".
O seja, o tipo é uma besta, ou como eles gostam de dizer "just a part of the system" :) Não podemos toma posições extremas: não acreditar em nenhuma ou acreditar em todas e viver numa cave qualquer.
A realidade é qualquer coisa de incrível. De vez em quando resolve os nossos maiores medos... e frequentemente mostra-nos que nem toda a máquina "Hollywoodesca" consegue conceber/imaginar alguns horrores que a realidade nos presenteia de quando em vez.
Todos procuramos alguém que nos diga de forma iluminada o que devemos fazer, pensar, agir, etc.
Não vou nessa onda. Todos nós, nos devíamos dar "ao trabalho" de construir uma personalidade, e essa só pode ser encarada como tal se tiver alicerces visíveis: opiniões próprias por mais descabidas que algumas possam ser, procurar informação em todos os locais e formas possíveis, e acima de tudo questionar tudo e todos que fazem parte dos media ou dos que tem algum interesse em vender uma única versão da verdade.
Sim, tudo isto parece uma grande paranóia. E dever ser, devemo-nos manter cépticos mas com alguma fé, tal como no amor... mas raramente o fazemos certo?
Os media são pouco isentos, muitos não o são de todos, e alguns ainda apenas existem para vender ideias escolhidas por um grupo de pessoas. Sim, os jornais e etc, são controlados por corporações comerciais, assim como os governos... sim, quem nos governa são os maiores grupos económicos do país (e as organizações internacionais e não falo apenas da necessária UE) e não o pobre representante escolhemos para ser vitima e fantoche durante 4 anos. Nunca uma palavra se colou tão bem á realidade: representante. Só tem uma vidinha melhor e viaja mais, mas é o mais enganado e é o que mais engana. É essa a sua função. A democracia é o melhor sistema até aperecer um melhor. E deve mesmo ser o melhor, não imagino um sistema mais funcional.
O problema é a chata da realidade, que mais uma vez estraga tudo.
E se não reagimos (refiro-me ao portugueses em especial, mas aplica-se a todas as nações em menor ou maior grau) a vários episódios horripilantes no nosso próprio país, que raio de esperança existe para o mundo?
O tal pé atrás é necessário. Tanto ou mais do que o outro pé e as mãos que devem agir e fazer tudo que andei para aqui a falar neste texto "que-ninguém-vai-ler-mas-não-faz-mal" :)
| |
|
|
|
nair fotomaster
inserido em: 2010-02-27 15:00 | Editar Msg | Responder |
xii, que testamento e logo hoje que não estou no meu computador :)
mas li, e a tua linha de pensamento não diverge muito da minha, apenas a perspectiva, mas isso é normal, temos experiências de vida certamente mt diferentes. Se conheceste bem o lado de baixo, eu também já lá estive muitas vezes, e foram essas experiências marcantes que me tornaram numa pessoa mais introspectiva. Provavelmente n estariamos a ter esta conversa, e eu estaria a pensar em se ía por unhas de gel ou de porcelana, ou de q cor iria pintar o cabelo :)
nao há nenhum manual perfeito que ensine como se deve ou n viver, mas eu penso que o maior acto de coragem é abandonar tudo o que nos foi ensinado pelos outros e começarmos a viver p nós próprios. ousado n é? é bem mais fácil continuar-mo-nos a mover em circulos, sempre dentro do mesmo território conhecido.
e ja n digo mais nada, se não ainda vem aqui alguem perguntar onde é que estacionamos a nave :D
| |
|
|
efe 2much3time
inserido em: 2010-02-25 23:12 | Editar Msg | Responder |
O Caiado tem 17 fotos e 16 pontos. Não sei como é que ele faz aquilo, é um autêntico contorcionista.
|
|
|