 |
efe |
Eis um tema de que gosto muito, até tenho um blogue sobre mar e barcos.
Abordagem documental: Repara, o assunto desta foto é vasto, muito maior do que o tamanho da foto, não dá essa sensação? Por motivos vários tiveste que apertar, escolher um ângulo mais fechado, ou cortar do original... Ora bem, há ali tanta informação sem espaço para respirar que transmite a ideia de coisa muito compactada, comprimida, são muitas formas e cores, amputadas quase todas. O tema, numa abordagem documental, é "os modelos de barcos", mas não temos ali nenhum barco completo. Depois, o contra-luz retira qualidade à imagem, cores deficientemente reproduzidas, jogo de luz pobre.
Abordagem conceptual: Portugal, navio à deriva ou país que esquece, abandona os seus valores tradicionais, materiais, históricos (o mar e a pesca, as riquezas marinhas, a vocação naval e marítima)?. São muitos barcos para transmitir esse(s) conceito(s). O espectador perde-se naquela amálgama de informação.
Enfim, podia continuar, mas isto cansa.
;) |
Responder |
 |
atramos |
:)
Não dava para abrir mais, foi numa loja dos chineses... Se abrisse mais tinha casinhas, conchinhas e tudo o mais que possas imaginar! Além disso o marido da dona já estava a olhar para mim com um olhar assassino e eu com gente de olhos em bico não me meto!
Logo por trás está o vidro da montra, com o sol a bater forte... Não consegui mesmo eliminar essa luz, mea culpa! |
Responder |
 |
efe |
Não é uma questão de culpa, nem as contingências são desculpa. repara, esta foto não está conseguida. Não está, assim. Mas pode passar a estar. Depende da edição. Em primeiro lugar convém admitir que o conceito Fotografia Digital é indissociável do conceito Imagem. E com isso, podemos por exemplo editar esta foto passando-a para P&B, escurecendo-a bastante, eventualmente mascarando áreas iluminadas... destacando no entanto um ou dois cascos e um ou dois mastros dos barcos (tudo o resto escurecido). Com isto já temos um dramatismo acentuado que vai reforçar a ideia que o título transmite. O espectador já não se vai perder na miscelânea de cores e formas definidas mas vai reconstruí-las a partir do que não vê claramente, do que está no escuro, de acordo com a sua imaginação.
....
Mas isto é apenas uma ideia |
Responder |
|