Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
|
|
Domingos
inserido em: 2010-03-09 03:02 | Editar Msg | Responder |
Alguem que explica a moda do HDR. Não é que eu tenha algo contra :)
Hum?... :)
|
Ricardo Costa fotomaster
inserido em: 2010-03-09 03:06 | Editar Msg | Responder |
Intriga-te a moda ou queres sabes realizar um, ou ainda conhecer o debate entre os defensores de HDR como tecnica de ganho de dinamica tonal versus os defensores de HDR como tecnica "ilustração"? :)
|
|
| Reply : |
Domingos
inserido em: 2010-03-09 10:16 | Editar Msg | Responder |
Além de gostar, gostava de saber como se faz... :) tenho mais ou menos a idéia como se faz ( penso que é com 3 fotos de diferentes exposições, não é?), mas parece que virou moda.
E como tudo há uns contra e outros a favor, mas então o HDR é uma técnica de "ilustração" ou uma técnica nova de ajuda á dinamica tonal.
Peço desculpa mas ainda estou aprender.
O que me intriga é que há algum tempo atrás não se ouvia falar e agora existem membros a utilizar essa técnica, que por sinal é muito interessante, sei tambem que se pode fazer em fotografias a preto e branco.
E tu o que defendes, eu sei que tens algumas :) achas que é uma técnica de ilustrar as fotos?
Um abraço
| |
caiado 2much3time
inserido em: 2010-03-09 09:41 | Editar Msg | Responder |
HDR, ié, High Dinamic Range, é o conceito aplicado aos preservativos distribuidos nos países subsaharianos. Espero ter sido esclarecedor.
|
|
Domingos
inserido em: 2010-03-09 10:18 | Editar Msg | Responder |
Mas é aplicado antes de o pôr ou depois...
Esclarecedor como sempre :)
| |
|
STWiN
inserido em: 2010-03-09 10:06 | Editar Msg | Responder |
Olha, hoje deixaste a banana em casa? :-D
| |
|
Domingos
inserido em: 2010-03-09 10:24 | Editar Msg | Responder |
Boa, não tinha conhecimento :)
Claro que ajuda, vou estudar um bocadinho e experimentar :)
Obrigado
| |
|
STWiN
inserido em: 2010-03-09 11:43 | Editar Msg | Responder |
Já agora posso-te dizer que para o HDR uso o Photomatix. Tiras as tais 3 fotos com exposições diferentes, insere-as no programa, e depois é mexer nos valores até chegar ao ponto que te agrade.
| |
|
*mimafoto*
inserido em: 2010-03-09 14:51 | Editar Msg | Responder |
Não são precisas 3... já fiz com 10 :)
Aliás podes tirar só uma e modificar a exposição com o photoshop criando assim várias exposiçoes para a mesma foto e no final criar o HDR (falso) no photomatix ;)
| |
|
STWiN
inserido em: 2010-03-09 14:55 | Editar Msg | Responder |
Sim, eu sei, também já fiz com mais de 3 fotos.
Mas tenho tido bons resultados com apenas 3, por isso chega-me.
Quanto ao PS, chamem-me tótó, mas não o uso. Uso o Gimp, simplesmente porque é legalmente grátis. :-D
De qualquer maneira não tenho muita prática, só sei fazer o básico. Nesse campo tenho muito para explorar e aprender.
| |
|
smigas fotomaster
inserido em: 2010-03-09 15:17 | Editar Msg | Responder |
TÓTÓ!
lol.. tu é que pediste.. :-D
| |
|
Domingos
inserido em: 2010-03-09 15:33 | Editar Msg | Responder |
Pois eu tb já tentei usar o PS mas é muito complicado para mim, ainda sou novato nestas coisas da edição. Mas já estive a dar uma olhadela no Photomatix e acho que tentar arranja-lo.
| |
*mimafoto*
inserido em: 2010-03-09 14:48 | Editar Msg | Responder |
Como acho que toda a gente sabe, a gama dinamica do rolo é maior e mais abrangente que a digital... daí que se tenham procurado processos para a atingir... e surgiu o HDR, que não tem os mesmos resultados, mas é um processo como outro qualquer... Daí até ser moda... não sei se será... ;)
|
|
Domingos
inserido em: 2010-03-09 15:37 | Editar Msg | Responder |
Só fiz referência a ser moda porque ultimamente muitos membros tem postado fotos com edição HDR, coisa que há uns tempos atrás não se falava muito :) só isso.
| |
|
*mimafoto*
inserido em: 2010-03-09 16:28 | Editar Msg | Responder |
Pode-se chamar moda porque muitos utilizadores utilizam o HDR como técnica «ilustrativa»... Mas há por aí muitos HDR em que a maior parte não nota que se trata de um HDR porque ele está meramente a potenciar a gama dinamica da foto alterando muito subtilmente os valores e detalhes em altas e baixas luzes...
Eu próprio já utilizei o HDR como «ilustração» (http://www.canalfoto.org/galeria/ver_foto/foto_id/81696/u_id/4804/) e brevemente irei colocar aqui uma foto também HDR mas sem este resultado...
| |
|
*mimafoto*
inserido em: 2010-03-09 16:35 | Editar Msg | Responder |
http://www.canalfoto.org/galeria/ver_foto/foto_id/81765/cat_id/0/
Nesta foto, a única solução que encontrei para obter tanto uma boa exposição no exterior como no interior, foi fazendo um HDR... Consegui preservar os detalhes no interior e nas sombras (baixas luzes) e ao mesmo tempo ter uma boa exposição no exterior do edificio com bons detalhes... Sem o HDR ou ficaria com os detalhes no interior e o exterior pura e simplesmente estourava, queimava, ou ficava com os detalhes no exterior e o inteior ficava todo ou quase todo preto...
| |
|
Domingos
inserido em: 2010-03-09 18:06 | Editar Msg | Responder |
Pois esta não tem muito haver com as outras HDR que aparecem por ai.
Muito esclarecido.
Tenho que fazer umas experiencias :)
| |
|
Raul Alexandre fotomaster
inserido em: 2010-03-11 10:13 | Editar Msg | Responder |
por acaso gosto muito mais do DYNAMIC-HDR, e aconselho vivamente.................
tens um muito melhor controlo de todas as funções que poderás alterar / modificar na construção de um HDR................
| |
|
Domingos
inserido em: 2010-03-11 11:30 | Editar Msg | Responder |
Vou tentar arranjar os dois e depois vejo qual o que consigo trabalhar melhor :)
Obrigado pela dica :)
| |
|
caiado 2much3time
inserido em: 2010-03-09 16:42 | Editar Msg | Responder |
só é moda se a VOgue disser que é.
| |
|
|
|
Ñ
inserido em: 2010-03-13 10:59 | Editar Msg | Responder |
Já "frabiquei" HDRs com o photomatix e com o Dynamic-photo (recomendado pelo raul Alexandre)e quase sempre com uma só imagem, não são precisas três, embora o resultado seja diferente ao modo "tradicional" das três imagens. Acho que os dois programas tem caracteristica positivas, sendo que o Dynamic tem uma mais eficaz redução do ruido que, ao meu ver, é o talão de Aquiles do HDR. Quer isto dizer que de tentar fazer uma montagem de três imagens, procura usar o ISO mais baixo possível, porque o HDR potencia todos e cada um dos defeitos da imagen...incluído o ruido. Por outro lado, é muito tentador alterar as imagens até valores quase irreais, perdendo-se o valor autêntico da imagen.... Sou partidario de uma regra fotográfica muito inspiradora... e é que a técnica melhor conseguida é precisamente aquela que não se nota.
| |
|
Domingos
inserido em: 2010-03-13 15:42 | Editar Msg | Responder |
Muito obrigado pela sua resposta :)
Eu vou tentar experimentar e ver aquele em que me sinto melhor a trabalhar.
| |
|
|
|
|