Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
| Autor | Topic : Preciso da vossa ajuda | |
|
LilianaSousa
inserido em: 2010-06-03 23:20 | Editar Msg | Responder |
Boa noite, o meu tópico centra-se essencialmente como o título do mesmo indica num pedido de ajuda de pessoas que partilham o mesmo fascínio que eu pela fotografia, porém que têm mais experiência .
Passo a explicar: Apesar desta minha atraccção por este mundo já se ter revelado há alguns anos, só há cerca de um mês decidi começar a practicar e estudar alguns livros que debatem a temática, porém tenho-me deparado com algumas dúvidas que os livro não têm a capacidade de resolver.
A primeira, e obviamente a mais fundamental situa-se em que máquina devo comprar para me iniciar? estou completamente às cegas, pois tenho medo de comprar uma maquina demasiado cara, que acabe por se tornar obsoleta por não dispor dos conhecimentos necessários para a utilizar.
Outra das minhas dúvidas baseia-se na questão de onde conseguir arranjar mais filtros e plugins para o photoshop que me permitam trabalhar as fotos.
Peço desculpa se me excedi neste primeiro post, mas de facto a arte para mim é vital, e como tal desejo muito evoluir.
Agradeço desde já a vossa atenção e consequente paciência.
Liliana Sousa
|
Luís Gomes(2)
inserido em: 2010-06-03 23:33 | Editar Msg | Responder |
Podes comprar na mesma uma boa máquina e aprender aos poucos liliana. Ou podes comprar uma máquina razoável e investir em boas lentes, porque no futuro podes mudar de máquina e as lentes podem ser usadas na outra porque muitas lentes são universais.
Espero que te tenha ajudado um pouco.
|
|
| Reply : |
LilianaSousa
inserido em: 2010-06-03 23:52 | Editar Msg | Responder |
Boa noite Luis, tudo isso torna-se muito subjectivo, pois ainda nao consigo ter noção do que poderá ser uma potencial boa escolha, tem alguma sugestão para começar? De momento estou a usar uma Canon EOS 5000 que me tem a dizer deste modelo(pré-histórico?)
| |
|
Luís Gomes(2)
inserido em: 2010-06-04 00:05 | Editar Msg | Responder |
Não conhecia.
Tenho uma compacta velhinha, mas vou andando informado e gosto muito da Canon 500d, porque é a mais equilibrada ao nível de preço qualidade.
Mas também tens a Nikon D5000 e a Sony Alpha 500.
Espero que tenha ajudado.
Canon 15 mega pixels, Nikon 12 mgs, e a Sony 14.
| |
sérgio coimbrão
inserido em: 2010-06-04 00:14 | Editar Msg | Responder |
Olá!
Quanto a escolha da máquina julgo que isso depende mais do valor que pretende gastar. Não será preciso um maquinão para aprender e fazer boas fotos, mas parece-me importante apostar numa ou duas boas lentes.
Existem sites com muita informação e com partilha da opinião de outros utilizadores que podem ser uma boa ajuda na sua escolha.
|
Iolanda
inserido em: 2010-06-04 02:17 | Editar Msg | Responder |
Oi, Liliana, bem-vinda ao Canal!
Para começar você tem uma excelente máquina fotográfica com muitas possibilidades. Iniciar-se com uma analógica é muito proveitoso, pois a fotografia em filme exige muito mais controle da luz do que a digital. Depois de dominar essa câmera, operar uma digital será muito mais fácil. Eu aconselho você a explorar ao máximo o equipamento que já tem antes de comprar um novo.
Mas se está procurando praticidade e não está disposta a gastar dinheiro e tempo revelando filmes, então compre a digital. Acho que o principal é definir se será uma compacta ou reflex. Hoje em dia as compactas estão muito boas e até os telemóveis fazem coisas interessantes, não acho fundamental usar uma reflex para aprender a fotografar. A grande vantagem da reflex é a possibilidade de trocar as lentes, mas eu fotografo há mais de 5 anos com duas lentes e só estou começando a sentir a necessidade de investir em lentes novas agora.
Depois de optar entre compacta e reflex, penso que o mais importante é se sentir à vontade com o equipamento. Já que você tem uma Canon, investigue os preços das linhas PowerShot (compactas) e DSLR (reflex), tendo equipamentos da mesma marca evita-se dor de cabeça na hora de procurar assistência técnica (boa no caso da Canon). Veja primeiro o preço dos últimos lançamentos e depois vá comparando com os anteriores, pois a diferença entre uma câmera e sua sucessora geralmente é mínima e não compensa pagar a diferença de preço.
Aconselho a não comprar direto da internet (a não ser que já conheça o equipamento), pois experimentar faz toda a diferença, como disse, é fundamental que você se sinta bem segurando a câmera.
Em relação aos filtros e plugins, também acho desnecessário nessa etapa. O Photoshop básico já vem com infinitos recursos e os próprios filtros são criados a partir das ferramentas padrão usadas em conjunto. Basta fuçar e experimentar. Mas não é difícil encontrar vários deles na internet com download gratuito, digite no google "filter plugins photoshop" e pronto.
Espero ter ajudado, abraços!
|
|
LilianaSousa
inserido em: 2010-06-05 00:23 | Editar Msg | Responder |
Obrigada Iolanda, aos poucos vou clarificando algumas dúvidas importantes.
Já agora se me permite, que modelo me recomendaria das reflex para me acompanhar nesta fase incial em que pouca ou nenhuma técnica tenho, mas que posteriormente se adapte quando adquirir uma maior experiência..
Muito obrigada.
Abraço.
Liliana
| |
A. Vaz
inserido em: 2010-06-04 17:10 | Editar Msg | Responder |
Viva
O que diz Iolanda é muito sensato e correcto em termos estratégicos das aquisições a efectuar. No que diz respeito ao Photoshop estou 100% de acordo.
Se como diz a decisão é séria e fundamentada, não um capricho de momento :))))! Julgo que deve fazer um esforço e adquirir uma câmara reflex Canon (salvo se lhe surgir uma qualquer outra pechincha), desde 400€, uma lente multifacetada como um zoom 18-200mmm, Sigma está a muito bom preço desde 250€. Fica equipada para quase todas as aventuras e estudos fotográficos.
O porquê desta minha opinião, prende-se com o facto de a fotografia digital ser muito mais económica do que a analógica, o investimento feito é seguro se bem cuidado, daí a minha opção por uma lente capaz de fazer rigorosamente tudo sem a ter de tirar nunca da câmara.
Ainda hoje a minha velha 350D, com 8 megapixéis, me acompanha ombreando com outras de milhares de euros e dezenas de mega...
Se quer mesmo fotografia séria não gaste dinheiro em compactas, isso sim, seria deitar dinheiro fora...
Só espero ter contribuído, com dados concretos, para superar essas dúvidas. Quanto ao resto estou à sua inteira disposição para qualquer questão.
A. Vaz
|
|
LilianaSousa
inserido em: 2010-06-05 00:16 | Editar Msg | Responder |
Muito obrigada pela disponibilidade.
Já agora aproveito para lhe perguntar se tem alguma sugestão em concreto de um modelo e marca, e se é possível comprar logo uma reflex com uma boa lente, ou é preferivel comprar o corpo e posteriormente a lente.
Que modelo me recomendaria para me iniciar?
E já agora que acha da canon eos 5000 que uso de momento?
Agradeço desde já imensamente a sua amabilidade e atenção.
Liliana
| |
|
Iolanda
inserido em: 2010-06-05 18:35 | Editar Msg | Responder |
Modelos de digitais já é algo que não entendo muito. Mas vá seguindo as recomendações do Vaz.
Marca: Canon, pelo fato de você já ter uma e ser de grande qualidade, com variedade de lentes e boa assistência técnica.
Modelo: a partir de 400€. Compare os limites do ISO, da velocidade e da resolução e os sensores. Nessa faixa de preço você encontra a linha Rebel. Eu comecei a fotografar com a Rebel XS e estou muito satisfeita. Tenho ouvido falar bem das Rebel T1i e T2i (essa segunda grava vídeo), em comparação com a XS e XSi, entre outras vantagens têm mais mgpxls e ISO superior, mas o preço é mais salgado.
Lente: as lentes do kit geralmente são 18-55mm. Pelo que entendi, o Vaz sugere que você compre apenas o corpo e invista em uma "lente multifacetada como um zoom 18-200mm", pois com ela você tem versatilidade de temas a explorar. A desvantagem dessa amplitude é que reduz a entrada de luz na câmera. As lentes Sigma são compatíveis com a Canon e geralmente mais baratas, dê uma investigada.
Por coincidência, acabo de ver no Canal um anúncio de lente exatamente com essas especificações:
http://www.canalfoto.org/anuncios/inscrever/evento_id/3392/
| |
|
|
|
LilianaSousa
inserido em: 2010-06-18 13:50 | Editar Msg | Responder |
Olá A.Vaz, estou considerando a hipótese de comprar uma canon 350d, que opinião me têm a dar relativamente a este equipamento?
| |
|
semanuelp
inserido em: 2010-06-20 14:24 | Editar Msg | Responder |
Olá Liliana.
A boa notícia dos dias que correm, é que as chamadas máquinas de "linha de entrada (para iniciantes) já são máquinas poderosíssimas em termos de qualidade e funções disponíveis. A única coisa que as faz "brilhar" é a escolha da lente, ou lentes, que escolheres.~
Portanto, qualquer uma servirá com certeza na perfeição, não somente para iniciados como também para as pessoas mais experientes e até mesmo profissionais que as usam como corpos de "backup".
Conforme a Iolanda disse e muito bem, até as Compactas actuais servem o propósito uma vez que, hoje em dia, mesmo estas são poderosíssimas e até já existem algumas com a opção de "Manual" (se bem que é um "manual" algo limitado)e as lentes que esas usam são (ao contrário que muita gente pensa) de excelente qualidade.
Onde deves incidir mais a tua procura, não é no corpo a escolher mas sim no tipo de fotografia que queres fazer e que lentes são necessárias para o efeito. Como sabes, os vários estilos de fotografia têm necessidades diferentes em termos de equipamentos. Podes aprender e aprofundar tecnicamente logo à partida com o equipamento que vejas que mais se "encaixa" no teu estilo.
Quanto às recomendações para aprenderes primeiramente com uma máquina analógica: sinceramente não vejo nenhuma vantagem uma vez que nas Reflex podes usar o modo MANUAL e aprenderás da mesma forma como que de sistema analógico se tratasse. Mais .. com a vantagem de veres logo o resultado e poupares uns tostões valentes.
Quanto ao sistema PINHOLE. Não ganhas mesmo nada em começares com este sistema. às vezes faço fotografia PINHOLE mas somente como diversão. No PINHOLE "puro" nao consegues escolher a Abertura (f) a usar uma vez que o mesmo é fixo. A distância que vai do filme ao orifício (não existe lente), é que determina a abertura (f) e depois só tens que escolher uma velocidade (a olho) para finalmente fazeres a foto. Como disse é um tipo de fotografia fantástico para fazer fotos de longas exposições; dá um gozo estrondoso; mas não é directamente aplicável à aprendizagem uma vez que é um sistema fixo e obsoleto... mas digo-te: é aliciante e dá um gozo!!!
Resumindo:
Pára um pouco e responde a ti própria às seguintes questões:
- que tipo de fotografia mais gosto de fazer? (paisagem; retrato; desporto; fotos de longa exposição, etc ec
- Que tipo de formato? (Grande Formato, Médio Formato; 35mm, etc etc
- Que tipo de lentes precisas (precisas fotografar assuntos ao longe, ângulos abertos, macros?.
... depois de responderes a estas perguntas, tem apenas o cuidado de escolher uma marca comercial que garanta o uso da maioria (ou todas) as gamas de lente. Como sabes, existem marcas que lançam lentes de vários tipos e depois não as podes usar todas no mesmo corpo (apesar de serem da mesma marca têm montagem diferente). A NIKON sempre foi uma excelente marca e que nos permite isso (com uma ou outra gama como excepçao). A Canon no passado já era mais "quadrada" nesse aspecto mas a partir dos sistemas digitais também já o permite. mas isso não quer dizer que as outras marcas nao prestem. Existem até marcas mais bem conceituadas mas que em portugal são menos usadas porque o portuguesito só liga a marcas que mais vendem, como se fosse de sinónimo de qualidade ... enfim
Para terminar (de caminho parece uma obra do Saramago) ... não é a máquina que faz a fotografia. A parte técnica não tem mistério nenhum e está disponível na Net em montanhas de locais.
Só queria referir uma coisa em relação às lentes ... é verdade que, como foi dito mais acima, as lentes fixas são melhores. Não há dúvida alguma, uma vez que estas possuem menos grupos de lentes no seu interior e portanto tornam-se mais "límpidas" e permitem Aberturas (f) extraordinárias. MAS ... ainda assim, se decidires que pretendes fazer fotografia em geral (um pouco de tudo) não tens qualquer problema e podes comprar uma standart que permita o uso de um leque de distâncias focais que vão desde o grande angular à teleobjectiva. Como mesmo essas sao bastante caras, podes optar por um conjunto de duas lentes com o mesmo efeito. Exemplo: 18~55mm e outra de 70~300mm. É óbvio que se não tiveres mais nada que fazer ao dinheiro e em vez de mo dá-lo queiras gastar em equipamento, aí sim.. fixas é a "cereja em cima do bolo".
Pronto .. espero que não te tenha confundido mais e qualquer coisa "apita" ;)
| |
|
Luis Silva fotomaster
inserido em: 2010-06-20 14:50 | Editar Msg | Responder |
Posso só dizer mais uma coisinha? Isto só para completar o tema á Liliana.
O preço das lentes varia entre as aberturas em f´s, de f 3,5 ou 5.6 ou mais para cima ainda se aguenta, mas para baixo, tens que procurar mais algum dinheiro na carteira, por ex: f 2.8 ou 1.4, etc. ;)
| |
|
LilianaSousa
inserido em: 2010-06-20 23:54 | Editar Msg | Responder |
Antes demais deixa-me agradeçer a tua atenção e amabilidade na explicação dada.
Pois como disse de inicio a nível de técnica e conhecimento de equimamento fotográfico sou quase uma nulidade, porém acho que tenho o "feeling" só me falta mesmo o resto.
Em termos prácticos continuo super indecisa, as minhas indecisões rondam a canon 450d que pelo o que tenho assimilado na internet é excelente a nível preço qualidade( 549euros com a lente que vem de origem 18-55mm), a canon 350d que tenho oportunidade de comprar a 280 euros(será esta uma boa escolha?), e a canon 1000d que está a bom preço na fnac que para alem da lente 18-55 vem tambem com uma lente 75-300mm .
Desculpa o pedido de ajuda alongado e confuso, mas de facto estou verdadeiramento indecisa relativamente a todo este assunto.
Muito obrigada .
| |
|
semanuelp
inserido em: 2010-06-21 20:49 | Editar Msg | Responder |
Viva Liliana. Ninguém nasce ensinado e ninguém possui o conhecimento absoluto sobre nada. Quanto mais nos aprofundamos em determinado assunto, mais nos convencemos que não entendemos nada de nada sobre ele. Portanto, todos somos aprendizes e apenas nos situamos em diferentes escalões de conhecimento. Por isso não te sintas frustrada, pois todos sentimos o mesmo independentemente do nosso nível de conhecimento. Voltando ao assunto que originou este tópico: sinto que estás demasiado "presa"na escolha de equipamento quando na realidade é o menos importante, pelo menos para o início da aprendizagem. Atira a moeda ao ar e decide qualquer coisa porque nao é o facto de determinada máquina ter mais funções ou mais resolução que a outra que garante as boas fotos. Na realidade, verás que nem sequer irás usar 1/3 das funções que as maquinas actualmente têm.
Atirei agora mesmo a moeda ao ar e o resultado foi: compra a Canon 1000D com as duas lentes que mencionaste u oura qualquer com lentes com as mesmas distancias focais. Dessa forma estarás servida por uns tempos. Depois, com o passar do tempo e com a experiencia que irás adquirir, aí irás decidir sobre que tipo de foto mais se encaixa ao teu gosto e verás que não irás precisar da opiniao de ninguem para comprar o equipamento seguinte... acredita
| |
|
LilianaSousa
inserido em: 2010-06-21 21:44 | Editar Msg | Responder |
Acho que tens toda a razão. Estava demasiado presa na escolha do equipamento, o que até me estava a impedir de desenvolver.
Portanto, decidi-me pela cannoon 350d, devido ao facto de ter oportunidade de comprar uma já com a lente que vem com o kit 18-55mm pelo valor de 280 euros. Penso ser uma boa escolha, até porque como tu próprio disseste, à medida que for evoluindo posso investir numa boa lente.
Agradeço-te pela tua disponibilidade e conselhos valiosos.
Um abraço.
| |
|
semanuelp
inserido em: 2010-06-21 21:57 | Editar Msg | Responder |
Abraço para ti e toca a disparar... fizeste uma boas escolha ... mas também, todas as outras eram igualmente porreiras ;)
| |
João Ferrão
inserido em: 2010-06-06 23:54 | Editar Msg | Responder |
Boas noites Liliana.
A minha opiniao e a seguinte, se queres aprender mesmo tecnica fotografica, experimenta fazer umas experiencias em pinhole analogico, invetiga na net ou poe duvidas aqui que o pessoal responde te na boa.
Quanto a uma maquina digital, marca aconselho Canon, lentes, não compres objectivas com uma variaçao de distancia focal muito grande, eu sei que o orçamento as vezes não é o ideal, mas comprar barato sai caro, e na fotografia é muito verdade. É preferivel ter uma so lente que seja uma distancia focal fixa por exemplo do que andares andares a comprar essas sigmas e tamrons, não digo que sejam mas, mas as baratas não sao grande coisa. É claro que isto são conselhos. Um modelo que aconselho e a 40D ou 400D (se ainda houverem e usadas acho eu), a 400D e igual a minha digital e trabalha maravilhosamente, claro que vais-te sentir limitada daqui a uns anos, mas daqui até lá já tens dinheiro pra um corpo melhor.
Qualquer coisa dá uma apitadela que eu tento ajudar no que puder.
Bjo
|
|
|
|
|